A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, realizou no sábado, 20, a revitalização de mais um ponto viciado de descarte irregular de lixo, localizado na Rua Combate da Lagoa Branca, na Vila Sabrina, Zona Norte. Vale lembrar que a via está localizada ao meio de duas escolas, a EMEF Alberto Santos Dumont e a EMEI Luis Gama.
A ação contou com as presenças do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, do secretário das Subprefeituras, Marcos Penido, do subprefeito da Vila Maria/Vila Guilherme, Dário José Barreto, além de outras autoridades do poder municipal, líderes comunitários e munícipes da região.
“Este é o 19º ponto da cidade que é revitalizado. Com esta ação não estamos apenas realizando uma melhoria para a população, como também indicando que o destino correto para o material descartado são os ecopontos, que dão o rumo certo ao lixo. A Prefeitura de São Paulo tem feito um trabalho não só de limpeza, mas de conscientização, isso revitaliza a rua, a região”, afirmou o prefeito Bruno Covas.
A revitalização teve o objetivo de transformar a Rua Combate da Lagoa, local de depósito dos mais variados detritos, em um ponto ajardinado. Durante a ação, que envolveu a comunidade, foram realizados plantios simbólicos. A Rua Combate da Lagoa Branca recebeu 180 espécies de plantas, em canteiros, sendo: 50 Gerânios; 50 Beijinhos Impatiens parviflora; 30 Clusias e 50 Moreias, todas providenciadas pela gestão do Conselho Regional de Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz, o Cades Vila Maria/Vila Guilherme.
“Estamos sempre cuidando da cidade toda e esse trabalho de combate ao descarte irregular é fundamental para que tenhamos um município mais sociável para a população. Hoje, estamos marcando uma ação que irá mudar a cultura das pessoas”, declarou o secretário municipal das Subprefeituras, Marcos Penido.
O histórico de descarte na Rua Combate da Lagoa é bem significativo. Há oito anos foi preciso fechar a via com malotões e jardineiras – barreiras de concreto, pois era grande o fluxo de caminhões que frequentavam o local de madrugada para dispensar lixo de maneira irregular.
A medida conseguiu diminuir os crimes, mas não eliminou o problema. Entre grandes objetos e lixo orgânico, são recolhidos por lá uma média de 5 toneladas de entulho. Antes do fechamento da via, o número chegou a 16 toneladas por semana.
Em 2018, a Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme intensificou o combate ao descarte irregular de lixo em ações diárias nas ruas de seus distritos. A atual gestão conseguiu sanar e revitalizar 19 pontos de descartes. São locais nos quais antes se encontravam os mais variados detritos e hoje são pontos ajardinados. O plantio inibiu esta prática nociva a toda comunidade.
“No local havia também a feira do rolo, e com esta revitalização conseguimos afastar não só o problema de descarte de lixo como também combatemos este tipo de ação. Assim a comunidade terá seu espaço de volta”, declarou Dario José Barreto, subprefeito da Vila Maria/Vila Guilherme.
A Subprefeitura fiscaliza, trabalha para pegar quem realiza o descarte irregular e aplica multas. As equipes estão diariamente na rua para coletar os materiais descartados, no entanto, precisam da ajuda dos munícipes nesse trabalho de melhorias e conscientização. Apenas no mês de setembro foram recolhidos mais de 400 toneladas de lixo nas ruas provenientes de pontos viciados e da operação cata-bagulho.
Para o diretor da Associação dos Moradores do Parque Edu Chaves e membro do Conselho Gestor da Supervisão Técnica de Saúde da Vila Maria, Nelsinho Ferreira, morador da região há 53 anos, “a benfeitoria é boa para todos, pois quem mora próximo está tendo seu espaço de volta, e o poder público através desta ação, não só revitaliza, como também tira o ‘lado errado’ desta questão. Agora, nós moradores temos que fazer a nossa parte, na conscientização do descarte correto, levando os mesmos até os ecopontos do bairro, e não entregando o lixo para os carroceiros, ou simplesmente jogando nas ruas. Nós temos que colaborar também”, finaliza.
Já Reinaldo Luiz Carmasse, 48 anos, comerciante e frequentador do bairro há 21 anos, “esta revitalização é importantíssima, pois o comércio daqui tem sido muito propício para nós, pois a região é predominantemente residencial e esta benfeitoria traz novamente uma via que anteriormente ficava escura, vazia e agora, passa a ter movimento, ficando arborizada, dando uma nova ‘cara’ para o espaço, que fica próximo a importantes lugares, como o terminal de cargas e as rodovias Fernão Dias e Dutra, além do Shopping Internacional de Guarulhos”.
Está em andamento uma ação de revitalização de pontos viciados de descarte de lixo nas 32 Subprefeituras, com 203 pontos já realizados. A população se sente intimidada a fazer novos descartes em locais revitalizados. No primeiro quadrimestre foram registrados 3.026 pontos, contra 2.823 no segundo quadrimestre deste ano, uma redução de 6%.
Para João Carlos David, representante do consórcio Trevo Ambiental, “a parceria entre a Prefeitura de São Paulo, através da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) e a Trevo, tem propiciado a melhoria de diversos espaços na cidade, aumentando a qualidade de vida dos munícipes que residem por lá. Aqui, por exemplo, além de tudo que foi feito, estamos revitalizando um espaço que fica entre duas escolas da região. Isso é importantíssimo”, conclui.
Já Edson Tomaz de Lima Filho, presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) “vê a ação como um ato educativo, pois há um envolvimento da comunidade local, na recuperação da via, no plantio de um jardim, constrangendo quem jogava lixo aqui. Quando assumimos a Prefeitura de São Paulo, tínhamos 3.600 pontos viciados na cidade, e de lá para cá, conseguimos diminuir em 20%”.
Saiba mais
Locais revitalizados na Zona Norte em 2017
- Rua Arari Leite com Rua Araritaguaba – Vila Maria
- Av. Tenente Amaro F. da Silveira – Parque Novo Mundo
- Av. Ernesto Augusto Lopez – Jardim Andaraí
- Rua Badajós – Jardim Andaraí
- Rua Gonçalo Ferreira – Vila Maria Alta
- Rua José Duran – Vila Guilherme
- Rua Guatemozin – Vila Guilherme
- Rua Leite Penteado com Rua Marãa – Vila Medeiros
- Rua Nilton Coelho de Andrade – Jardim Andaraí
- Rua Israel Vieira Ferreira – Vila Medeiros
Locais revitalizados na Zona Norte em 2018
- Av. Guilherme – Vila Guilherme
- Rua Carmópolis de Minas – Vila Maria
- Rua Paulino de Brito – Jardim Brasil
- Praça Eduardo Rabelo – Jardim Japão
- Rua Dona Maria Quedas – Vila Maria Alta
- Rua Izidro Ortiz – Jardim Guançã
- Rua Soldado Miguel de Sousa Filho – Jardim Japão
- Av. Julio Buono – Vila Gustavo
Matéria originalmente publicada pelo jornal Semanário da Zona Norte. Clique aqui e visualize o seu conteúdo completo.