VAR, o principal jogador da Copa de 2018

Date:

Muitos vão dizer, quem é esse VAR? Onde joga? Que seleção atua? Pois bem, o sistema de vídeo-arbitragem VAR (sigla em inglês de vídeo assistant referee ou árbitro assistente de vídeo), trouxe uma nova era ao principal evento do futebol mundial.

Com ele, muitas partidas tiveram seus lances e gols revistos pelos assistentes que ficam em uma sala dentro do estádio e se comunicam com a equipe de arbitragem através de transmissores. As imagens são captadas através de monitores com diferentes tomadas de câmera dentro do campo e a revisão pedida é revista através de um tablet que fica na lateral do campo, dando a exatidão necessária para a decisão final.

1528827831_292086_1528827961_noticia_normal

Será que podemos concluir que o uso da tecnologia deixará os resultados das partidas mais justos? Aparentemente sim, pois este auxílio dá uma “ajuda” e tanto para a equipe de arbitragem, tirando a polêmica que gira em torno do futebol, porém, há muitos, que ainda defendem que o esporte pode sobreviver sem artifícios tecnológicos.

Porém há um grande detalhe a ser salientado, o VAR não poderá ser utilizado em todos os lances da partida, apenas em situações específicas, como Gols (anulação ou marcação em caso de dúvida), Pênaltis (auxiliando na tomada de decisão da arbitragem), Cartões Vermelhos (garantindo que o jogador receba a merecida punição em caso de dúvida) e Erro de identidade de Jogadores (onde o árbitro não sabe quem fez a falta, ou não vê o que acontece. Sendo assim, os assistentes poderão ajuda-lo a determinar qual foi o atleta
que cometeu a infração e consequentemente auxiliá-lo na punição correta);

Mas será que estes artifícios serão capazes de tirar o brilho do principal esporte do planeta?

Matéria originalmente publicada pelo Jornal Acontece Agora. Clique aqui e visualize o seu conteúdo completo. 

Matéria originalmente publicada pelo Portal Torcedores.com. Clique aqui e visualize o seu conteúdo completo. 

Eduardo Micheletto
Eduardo Michelettohttp://www.minutomicheletto.com.br
Jornalista e Radialista, pós graduado em Comunicação Organizacional e Comunicação e Marketing, além de ter realizado diversos cursos de extensão nas áreas de Marketing Digital e Experiência do Usuário (UX). É Diretor da Micheletto Comunicação e membro da Associação Profissão Jornalista (APJor).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar publicação:

Inscreva-se

spot_img

Publicações populares

Publicações relacionadas