A Unidade Básica de Saúde (UBS) Caju, inaugurada recentemente no Jaguaré, Zona Oeste de São Paulo, já demonstra seu impacto positivo na vida dos moradores, com quase 4 mil atendimentos realizados desde sua abertura em outubro. Com investimentos de R$ 12,2 milhões e um custeio mensal de aproximadamente R$ 885 mil, a unidade moderniza o atendimento e amplia o acesso à saúde pública na região. O prefeito Ricardo Nunes visitou a UBS nesta terça-feira (12) e destacou a importância deste novo equipamento.
“Entregamos aqui no Jaguaré a UBS Caju, um equipamento novo, o 32° prédio de UBS que eu entrego na cidade de São Paulo. Desses 32, 13 são novos e 19 eram UBSs que não tinham infraestrutura adequada. Agora criamos prédios bem-estruturados para atender a população, fora as UPAs. É um grande avanço na saúde”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.
A UBS Caju foi projetada para atender mais de 27 mil pessoas, funcionando em um modelo misto com duas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), uma Equipe de Atenção Primária (EAP) e quatro Equipes de Saúde Bucal (ESB). A unidade tem capacidade para realizar até 7.873 atendimentos por mês e conta com uma equipe de 93 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos, dentistas, psicólogos e educadores físicos.
Novo espaço, novos serviços
A infraestrutura da UBS Caju foi planejada para oferecer uma gama completa de serviços, com 54 salas que incluem um consultório odontológico com quatro cadeiras, sala de coleta para exames laboratoriais, sala de emergência, sala de vacina, sala de medicação e uma sala de raio-X odontológico. O espaço conta com acessibilidade, sala do idoso, consultório digital e uma sala dedicada ao Núcleo de Vigilância em Saúde (Nuvis), além de outras comodidades que atendem às necessidades de saúde da comunidade.
Para a aposentada Eliana Silvia de Cássia, de 61 anos, a UBS Caju representa uma grande melhoria na qualidade de vida. “Antes eu tinha que ir ao posto do Jaguaré, e para consulta marcada era necessário ir a outros locais. Agora, como moro perto, não preciso mais pegar ônibus, ficou bem melhor. Já consegui passar no dentista e estou fazendo tratamento, algo que tentava há um ano. O atendimento é excelente, com pessoas que nos tratam bem”, elogia Eliana.
Avanços na saúde com suporte da Associação Saúde da Família
Gerenciada pela Associação Saúde da Família (ASF), a UBS Caju é uma resposta direta à necessidade de atendimento de qualidade no Jaguaré. Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, a unidade foi estruturada para ser um centro completo de atendimento primário, capaz de acolher os moradores com agilidade e respeito.
Ao investir em saúde básica de qualidade, a prefeitura visa garantir que os paulistanos tenham acesso a serviços essenciais com infraestrutura de primeira linha. A UBS Caju é mais do que um prédio moderno; é um exemplo de como o investimento público em saúde pode transformar comunidades, proporcionando conforto e atendimento digno para quem mais precisa.