Um dos locais de maior fluxo de carros do bairro de Guaianases, a parada quinze, mais conhecida como porteira do quinze, tem sido um dos maiores problemas estruturais da região, isso porque o cruzamento iniciado pela Av. Coroa de Frade, e que atinge todas as Ruas do entorno se tornou um verdadeiro caos, travando todo o transito do local.
Para o líder comunitário da Associação Esportiva Cultural e Lazer Recreativo Jardim Gianetti, Vicente Manoel dos Santos, “esse descaso da Prefeitura de São Paulo é preocupante, pois há um protocolo em meu nome lá na sede da administração municipal desde 2019, e mesmo assim, nada foi feito. Queremos a abertura do acesso viário da Av. Lara Campos com a Av. José Pinheiro Borges (continuação da Radial Leste), para melhorarmos a questão da mobilidade urbana que é uma das mais precárias da cidade”, conta.
Devido ao grande índice populacional, em algumas cidades brasileiras a mobilidade urbana é considerada um dos principais desafios de gestão das cidades na atualidade. O tema é alvo de debates e críticas devido à opção pelo transporte motorizado individual, que os especialistas chamam de “paradigma do automóvel”.
O paradigma do automóvel influenciou diretamente o traçado das cidades que surgiram nas décadas de 50 e 60. O exemplo mais notório, no país, é a construção de Brasília cujo deslocamento foi inteiramente pensado para ser feito em automóvel.
Entre os fatores que demonstram o fracasso do privilégio ao transporte motorizado individual estão os engarrafamentos e a poluição do meio ambiente. Hoje, esses fatores são comuns nas principais cidades brasileiras.
Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a frota de automóveis brasileira cresceu 400% em dez anos. “Estamos tentando novamente levar essa questão, não só a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), mas também a políticos locais, temos que juntar forças em prol da melhoria do bairro”, finaliza Vicente.
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