Em um movimento audacioso e esperançoso, a Prefeitura de Guarulhos anuncia o início de uma nova era para a comunidade Barra de São Miguel, localizada no distrito de Cumbica. Em parceria com a renomada ONG Gerando Falcões, a cidade se prepara para implantar o projeto Favela 3D, um modelo pioneiro de reestruturação e revitalização urbana que promete transformar a realidade local.
O projeto, embasado nos pilares de moradia digna, saúde, educação, cidadania e cultura de paz, não somente almeja melhorar as condições físicas do ambiente, mas também fortalecer o tecido social e econômico da comunidade. Durante a cerimônia de assinatura do termo de cooperação, que contou com a presença do prefeito Guti, do fundador da Gerando Falcões, Eduardo Lyra, e de importantes figuras do Instituto Sonhar e secretários municipais, um sentimento comum ressoou: a união faz a força.
“Hoje celebramos uma parceria fundamental para Guarulhos, que começou com um sonho e aos poucos mais pessoas se uniram a ele, dando apoio e motivação para chegarem até aqui. Esta é a verdadeira transformação que buscamos: pessoas de bom coração unindo forças e fazendo a diferença, porque ninguém alcança grandes feitos sozinho, nem transforma o mundo por si só”, destacou Guti.
A iniciativa Favela 3D se distingue por sua abordagem holística e participativa. A primeira etapa do projeto envolverá um detalhado mapeamento da área para identificar as necessidades mais prementes dos moradores. A comunidade Barra de São Miguel, que abriga 206 famílias totalizando 372 pessoas, enfrenta desafios consideráveis: 64% dos residentes estão desempregados e 42% são analfabetas. Estes dados não são apenas estatísticas, mas sim reflexos de vidas que esperam por mudança.
Sob a liderança da prefeitura e com o suporte contínuo da Gerando Falcões, o projeto Favela 3D tem como meta não apenas transformar o espaço físico, mas também reacender a esperança e promover a dignidade. As intervenções incluirão melhorias fundamentais como drenagem, canalização, pavimentação, iluminação pública, além de avanços significativos em áreas críticas como educação e saúde.
Eduardo Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões, ressalta a quão significativa é essa parceria entre os setores público e privado e as organizações do terceiro setor. “É muito satisfatório poder contar com a Prefeitura, que está aberta e pronta para colaborar. Graças ao compromisso do prefeito em arrumar as contas públicas e enfrentar desafios como o rodízio de água estamos avançando na garantia dos direitos básicos, como acesso ao saneamento na cidade. Juntos vamos empoderar a comunidade para erradicar a pobreza pela raiz”.
Entre para a nossa comunidade do Whatsapp e receba notícias em tempo real, clique aqui