Após 33 anos de espera, o Napoli levantou o título do campeonato italiano da temporada 2022/23. Os principais destaques da equipe foram o zagueiro Kim Min-jae, o centroavante Victor Osimhen e os meio campistas Piotr Zielinski, Stanislav Lobotka, Andre-Frank Zambo Anguissa e o “xodó” da torcida, Kvincha Kvaratskhelia.
Apelidado pelos torcedores do Napoli de Kvaradona – em alusão ao ídolo histórico do clube que aposentou a camisa 10 – ele responde de forma modesta: “Claro, eu adorei o apelido. Não chego perto do Maradona, mas farei tudo o que puder para me tornar um grande ídolo do clube”, disse.
Porém a festa do título não ficou restrita ao Sul da Itália. Segundo estatísticas, o Napoli possui a quarta maior torcida do país, com aproximadamente 3 milhões de fãs, ficando atrás apenas da líder Juventus, e dos times de Milão, Inter e Milan.
Há 9506 km de distância, torcedores do Napoli Brasil comemoraram a conquista do clube italiano, mostrando a paixão pelo futebol não tem barreiras.
“O Napoli Brasil inicialmente foi edificado apenas para ser um grupo de Facebook onde seria possível haver uma maior interação e conexão entre torcedores do clube em nosso país. Porém, em 2017, pensamos em aproximar essa interação, e criamos um grupo no Whatsapp onde os membros recebem convite para entrar, e a partir daí a interação ampliou substancialmente, e os laços de amizade foram consolidados e hoje somos mais que uma torcida, somos uma família”, pontua Pedro Guastelli Fadini, ele é membro da diretoria no Napoli Brasil
Para se ter uma ideia da paixão do brasileiro pelo futebol internacional, quase metade (47%) dos brasileiros amantes de futebol entre 16 e 30 anos torce para algum time fora do país.
O jogo era válido pela 32 rodada do campeonato, e uma simples vitória contra a Salernitana, no Estádio Diego Armando Maradona já bastava. Essa oportunidade levou cerca de 70 torcedores do fã clube a se reunirem no bar e restaurante Reduto da Mooca.
O empate em 1 a 1 não frustrou os presentes, já que o título veio na rodada seguinte, após um novo empate em 1 a 1, esse fora de casa contra a Udinese.
“O encontro foi emocionante, foi uma oportunidade única de reunirmos torcedores de diversos lugares. Como a conquista de fato ocorreu num jogo que foi realizado durante a semana, muitos estavam trabalhando, porém, a conquista foi celebrada no grupo de Whatsapp com diversas ligações e uma explosão de emoções”, conta Danilo Fernandes, que também é membro da Diretoria do Napoli Brasil
Itália-Brasil
Segundo dados da embaixada italiana no Brasil, cerca de 25 milhões de brasileiros são descendentes de imigrantes italianos, descendentes de uma enorme massa de imigrantes italianos chegados ao Brasil entre 1870 e 1960. A comunidade de descendentes de italianos no Brasil é considerada a maior do mundo.
“O Napoli sempre foi um clube querido na nossa família. Meu avô mesmo não sendo napolitano, (era siciliano), porém tinha muitos amigos napolitanos aqui em SP, e acabou se apaixonando pelo clube e por sua representatividade, pois o sul da Itália, era tão discriminado e rebaixado pelos nortistas. Esta paixão foi passada adiante e hoje carrego este sentimento com muito orgulho e paixão”, finaliza Pedro Guastelli Fadini.
Entre para a nossa comunidade do Whatsapp e receba notícias em tempo real, clique aqui