Criada em 2017, a rede social Tik Tok só ganhou o grande público em 2020, e atualmente já atingiu a marca de um bilhão de downloads e mais de 500 mil usuários ativos.
A sua principal função é a criação de vídeos. Além disso, é possível inserir músicas e sons às edições de vídeo e compartilhar criações com outros usuários. No Brasil, cada vez mais os jovens, entre 16 e 24 anos, têm baixado o app para assistir e compartilhar seus vídeos curtos. Porém, outro grupo representativo é o de 24 a 30 anos. Essa alta concentração mostra um potencial para as marcas que têm o foco nessas faixas etárias.
Além disso, a ferramenta tem impulsionado o aumento de vendas de produtos e serviços, sendo considerada uma ótima ferramenta de marketing. Influenciadores Digitais (foto) e Grandes empresas e já aderiam a “febre do momento”, realizando ações de geraram ótimos ganhos.
No início do ano, a Nestlé fez o primeiro recrutamento da marca dentro da plataforma, no Brasil. O processo foi realizado internamente e o candidato ao posto de gerente de marketing da Nescau deveria criar um vídeo de até 60 segundos com uma música que o representasse, uma breve descrição pessoal, por que queria concorrer àquele cargo e o que poderia agregar à empresa.
A rede de restaurantes Chipotle Mexican Food tem sido apontada como um case de engajamento dentro da plataforma. No ano passado, lançou o desafio #GuacDanceChallenge, em que os consumidores tinham de dançar uma música que mencionava o abacate, um ingrediente importante na culinária mexicana.
A empresa recebeu mais de 250 mil vídeos com a hashtag em seis dias e vendeu 800 mil porções de guacamole no Dia Nacional do Abacate, durante a campanha.
No Super Bowl 2020, a marca fez uma parceria com o cantor Justin Bieber para divulgar a música nova dele, Yummy. A ideia era estimular os usuários a criar seus próprios anúncios tendo como pano de fundo a composição. O desafio chamado de TikTok Timeout impactou 95 milhões de pessoas, de acordo com a empresa.
Um dos principais jornais do mundo, o americano Washington Post (foto) também se rendeu ao sucesso da plataforma. O veículo utiliza o Tik Tok para criar reconhecimento da marca junto aos seus novos leitores, e a estratégia vem dando certo. Até o momento, o já tradicional veículo possui quase 211 mil fãs, com 7 milhões de curtidas e mais de 100 vídeos. Vale lembrar que o aplicativo não possui um feed cronológico, portanto ele não é um lugar indicado para notícias de última hora.
“Assim, se sua empresa trabalha com um público mais jovem ou mesmo deseja buscar esse público, investir em marketing digital através do TikTok é amplamente indicado, fazendo uso de estratégias novas, envolventes e divertidas”, indica o Jornalista e Consultor de Marketing Digital, Eduardo Micheletto.
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