Tatuzão conclui escavação dos túneis da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo

Date:

As obras da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo alcançaram um marco histórico neste domingo (9) com a chegada da tuneladora Maria Leopoldina à Estação São Joaquim, concluindo o processo de escavação dos túneis. O projeto, considerado a maior obra de infraestrutura em execução na América Latina, tem investimento estimado em R$ 19 bilhões por meio de uma parceria público-privada (PPP) e já atingiu 60% de conclusão.

O primeiro trecho da Linha 6-Laranja, que interligará as Estações Brasilândia e Perdizes, está previsto para ser entregue no final do segundo semestre de 2026. Já o restante da linha, ligando Perdizes à Estação São Joaquim, deverá ser concluído até o final do segundo semestre de 2027. Quando totalmente operacional, a Linha 6 terá 15,3 km de extensão, 15 estações e conexões com as Linhas 1-Azul, 4-Amarela, 7-Rubi e 8-Diamante, facilitando o deslocamento entre a Zona Norte e o Centro da capital paulista.

Redução no tempo de viagem e impacto na mobilidade urbana

Com a implementação da Linha 6-Laranja, o tempo de deslocamento entre Brasilândia e São Joaquim será reduzido de 1h30 para apenas 23 minutos, beneficiando diretamente mais de 630 mil passageiros diariamente. O Secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, Rafael Benini, destacou a importância do projeto: “Com a conclusão da escavação dos túneis, iniciamos agora a instalação de trilhos, sistemas e a aquisição de trens. Com a finalização, a operação assistida começa, trazendo um impacto real para a população”.

A tuneladora Maria Leopoldina e seu recorde de escavação

A tuneladora Maria Leopoldina, conhecida como Tatuzão Sul, é um equipamento de engenharia de ponta, com 109 metros de comprimento e diâmetro de escavação de 10,6 metros. A máquina conta com refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para retirada de material escavado, cabine de comando e outros equipamentos auxiliares. Durante o processo, percorreu cerca de 8,9 km do VSE Tietê até a Estação São Joaquim. Em outubro de 2024, bateu um recorde ao escavar 41,3 metros em apenas 24 horas.

Geração de empregos e avanço na infraestrutura

A construção da Linha 6-Laranja está a cargo da Concessionária Linha Universidades (Linha Uni), com execução pela empresa Acciona, e gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. Além de melhorar significativamente a mobilidade urbana, o projeto também impulsiona a economia e a qualidade de vida na região.

Com a escavação concluída, a próxima etapa da obra será a instalação de trilhos, sistemas de sinalização e a aquisição de trens. A Linha 6-Laranja representa um marco na expansão da malha metroviária de São Paulo, tornando a cidade mais acessível e eficiente para seus habitantes.

Eduardo Micheletto
Eduardo Michelettohttp://www.minutomicheletto.com.br
Jornalista e Radialista, pós graduado em Comunicação Organizacional e Comunicação e Marketing, além de ter realizado diversos cursos de extensão nas áreas de Marketing Digital e Experiência do Usuário (UX). É Diretor da Micheletto Comunicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar publicação:

Inscreva-se

spot_img

Publicações populares

Publicações relacionadas

Estado de SP lidera crescimento da produção industrial no Brasil em 2024

O estado de São Paulo reafirmou sua posição como...

Guarulhos FC conquista título inédito na Sanca Cup Sub-14

O Guarulhos FC segue escrevendo seu nome na história...

Nova escola é inaugurada na zona sul de São Paulo e atenderá 600 alunos em tempo integral

A educação da cidade de São Paulo ganhou um...
Pular para a barra de ferramentas