Localizada em uma na várzea do Tietê, a Vila Itaim é uma área que é frequentemente afetada por alagamentos, chegando a ficar por várias semanas embaixo d’água. Porém, a situação tem sido agravada com a falta de bom senso dos moradores do local, que jogam lixo nas ruas, nos córregos próximos, provocando um grande prejuízo para todos.
Para o morador Paulo José, a sujeira e o descarte de lixo ocorrem principalmente na Rua Gruta das Princesas e no Campo dos Ciganos. “Infelizmente as pessoas que habitam na região, não colaboram para a melhoria da área. Quando chove forte, o lixo acaba agravando o risco de enchentes. Um sofá abandonado no meio do córrego, uma lata de tinta e muita sacola de lixo, e o estrago está feito. Sabemos dos riscos sobre as enchentes, porém, o lixo está sempre lá. Depois não adianta culparmos as autoridades locais, se nós, moradores não fazemos a nossa parte”, conta.
Recentemente, o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), cancelou o repasse de pouco mais de R$ 8,4 milhões que seriam destinados a serviços de combate às enchentes na região, porém, a Subprefeitura de São Miguel Paulista, realiza periodicamente os serviços de limpeza de córrego, reforma de bocas de lobo e poços de vistoria, e limpeza de galerias e ramais, a fim de evitar transtornos causados devido às fortes chuvas.
Segundo o Departamento de Águas e Energia Elétrica, o DAEE, o pôlder construído na região, tem o objetivo de diminuir o risco de inundações, “o pôlder já está em operação e funcionou conforme o esperado”, evitando cheias na região, porém contamos com a colaboração dos moradores. O órgão diz que o equipamento beneficia cerca de 10 mil pessoas.
Para o Jornalista e Diretor do Jornal Acontece Agora, Divaldo Rosa, “A região (foto) é constantemente afetada por alagamentos. Em diversas ocasiões, a prefeitura chegou a decretar situação de emergência ou de calamidade pública, é um caos. Precisamos tomar ações efetivas antes que as ruas sejam tomadas novamente pelas águas. Tanto o poder público, quando a população local devem trabalhar em conjunto para que tudo dê certo. A soma de esforços é que trará a solução”, finaliza.
Matéria originalmente publicada pelo Grupo Acontece de Jornais e Revistas. Clique aqui e leia o conteúdo completo.