SP 465 anos – Uma terra de todos para todos

Date:

Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade de São Paulo é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político.

A povoação de São Paulo de Piratininga, antigo nome da cidade, surgiu em 25 de janeiro de 1554, com a construção de um colégio jesuíta por doze padres, entre eles, Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, no alto de uma colina escarpada, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí. Tal colégio, que funcionava num barracão feito de taipa de pilão, tinha, por finalidade, a catequese dos índios que viviam na região do Planalto de Piratininga, separados do litoral pela Serra do Mar, chamada pelos índios de “Serra de Paranapiacaba”.

O nome São Paulo foi escolhido porque o dia da fundação do Colégio foi 25 de janeiro, mesmo dia no qual a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso.

De lá para cá, muita coisa mudou, a cidade de São Paulo se tornou o centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina, sendo a mais populosa do Brasil, do Continente Americano e de todo o Hemisfério Sul.

São Paulo é a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14° mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidade global alfa, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC), fazendo jus ao seu lema, presente em seu brasão oficial, que é “Non ducor, duco”, frase latina que significa “Não sou conduzido, conduzo”.

Além disso, o município possui o 10° maior PIB do mundo, representando, isoladamente, 11,5% de todo o PIB brasileiro e 36% de toda a produção de bens e serviços do Estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil. Com uma população de cerca de 20 milhões de pessoas, SP é a oitava maior aglomeração urbana do mundo.

Estes números são impulsionados pela “pluralidade cultural” trazida pelos milhares de imigrantes que fixaram residência aqui. Atualmente somos a cidade com as maiores populações de origens étnicas, italiana, portuguesa, japonesa, espanhola, libanesa e árabe fora de seus países respectivos, e com o maior contingente de nordestinos fora do Nordeste.

Como podemos ver, somos um país, dentro de um mesmo país, e diante de tanta “mistura”, não temos como não nos apaixonarmos por esta “selva de pedras” que é São Paulo.

Que ela continue sendo a locomotiva do nosso país, nos levando ao crescimento sólido, e também, abrindo fronteiras para o mundo. Parabéns pelos seus 465 anos.

Matéria originalmente publicada pelo jornal Semanário da Zona Norte. Clique aqui e veja o seu conteúdo completo. 

Eduardo Micheletto
Eduardo Michelettohttp://www.minutomicheletto.com.br
Jornalista e Radialista, pós graduado em Comunicação Organizacional e Comunicação e Marketing, além de ter realizado diversos cursos de extensão nas áreas de Marketing Digital e Experiência do Usuário (UX). É Diretor da Micheletto Comunicação e membro da Associação Profissão Jornalista (APJor).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar publicação:

Inscreva-se

spot_img

Publicações populares

Publicações relacionadas

Gastos em Redes Sociais disparam na Disputa Eleitoral de São Paulo e podem definir o resultado nas urnas

Nas últimas semanas, as redes sociais têm se consolidado...

Luciana Laspro é homenageada com o Prêmio Liderança Feminina 2024

A Presidente do MAIE Brasile e responsável pelo Istituto...

Guarulhos mantém título de maior cidade não capital do Brasil, segundo novo censo do IBGE

Guarulhos, o gigante metropolitano que não para de crescer,...