Seminário de Gestão das Empresas de Serviços de São Paulo bate recorde de público

Date:

Cerca de 750 empresários de serviços, lideranças setoriais, autoridades, jornalistas, patrocinadores e parceiros participaram da oitava edição do Gescon (Seminário de Gestão de Empresas de Serviços), realizada nos dias 14 e 15 de agosto, no Espaço de Convenções Frei Caneca.

Ao abrir o evento, na quarta-feira, o presidente do Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços e das Empresas de Assessoramentos, Pericias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo), Reynaldo Lima Jr. propôs  uma reflexão sobre o tema do evento “Gestão em Transformação”: Quais os desafios da transformação? Sair do comodismo? Ser flexível às mudanças? Se desapegar de velhos conceitos e hábitos? Questionou o líder setorial, ao pontuar também os três principais focos da sua gestão: o trabalho ativo de representatividade nos acordos e convenções coletivas, as ações institucionais e políticas, como a atual mobilização em prol da reforma tributária e a transformação do Sindicato em entidade empresarial, com o oferecimento de um extenso leque de produtos e serviços aos empresários.

O presidente da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis), Sérgio Approbato Machado Jr. também falou dos grandes desafios impostos ao empreendedorismo e o papel da discussão de temas fundamentais para o desenvolvimento. “Nos encontramos em um cenário bastante desafiador, com as transformações do mundo 4.0, e devemos tomar um posicionamento, estudar, debater, para saber enfrentar o que vem por aí”, disse.

A importância da inovação empresarial foi destaque do pronunciamento do deputado estadual Itamar Borges. “Estamos vivendo momentos de mudanças e há espaço para melhorar o ambiente empreendedor, criar melhores condições aos empresários e estimular o desenvolvimento. É isto que a Frepem (Frente Parlamentar de Empreendedorismo) busca, com o apoio do Sescon-SP e demais entidades. Vamos juntos fomentar o empreendedorismo”.

Em nome das entidades congraçadas da contabilidade paulista, o presidente da 5ª Seção Regional do Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil), Carlos Pires, destacou a importância do debate para o aprimoramento profissional. “Eventos como este contribuem muito para que o conhecimento seja um diferencial ainda mais enfático dos profissionais da Contabilidade no novo mundo do Século 21, bem como a programação técnica do evento, com palestrantes de alto nível nacional e internacional, além do tema da reunião ser oportuno para o atual momento da profissão”.

Para Carlos Alberto Baptistão, que é vice-presidente do Sescon-SP e Aescon-SP (Associação das Empresas de Serviços Contábeis), “o evento é importantíssimo para todos os profissionais envolvidos, além disso, a cada edição, ele vem evoluindo, trazendo novas novidades, pois o mundo muda muito rápido, e nós, precisamos estar na vanguarda, à frente. E o Gescon deste ano traz palestrantes gabaritados, com experiência internacional e com uma bagagem ímpar”.

Gestão na Era Pós-Digital

A palestra magna, que deu início à programação, foi conduzida pelo publicitário e administrador Walter Longo, que falou de “Gestão na Era Pós-Digital”.

Segundo ele, somente agora, nas primeiras décadas do século 21, é que podemos dizer que o mundo está saindo da Idade Média e seguindo a Idade Mídia. “Antes dividíamos a sociedade em classes, pensávamos na média de tudo. Hoje, temos uma nova forma de ver o mundo, com ferramentas como a internet das coisas, Big Data e inteligência artificial, precisamos pensar em soluções individualizadas e personalizadas. É assim que geramos negócios na Era Pós-Digital. O setor de serviços agora tem a missão consultiva e é ela que trará grande valor agregado”, disse Longo, ao ressaltar que, nesse cenário, cada cidadão deixa de fazer parte da massa e passa a ser agente formador de opinião.

Tecnologia transformando negócios: como criar empresas globais

Os trabalhos do segundo dia tiveram início com a palestra internacional “Tecnologia transformando negócios – como criar empresas globais”, comandada pelo cofundador da Pipedrive, CRM de vendas e investidor anjo da Estônia, Ragnar Sass.

O palestrante destacou que a Skype, empresa de origem estônia, criou todo um ecossistema em seu país que mudou o mindset dos emprendedores e permitiu o surgimento de empresas globais, como a Pipedrive. “Temos um alto nível tecnológico. Tudo é digital na Estônia”, disse, ao acrescentar “Estou aqui para compartilhar minha experiência e inspirar vocês a abraçarem este desafio de criar uma empresa global” destacou, ao ressaltar que, para isso, é preciso mudar o comportamento, viajar bastante e aprender idiomas.

Outro fator que, segundo Sass, foi fundamental para o sucesso da sua organização foi a simplicidade trazida pelo governo da Estônia e a parceria com empresários. “Somos um exemplo de cooperação entre os setores público e privado.”

A apresentação contou com moderação do Head de Estratégias de Contabilidade da ContaAzul, patrocinadora da palestra, Gabriel Manes.

O futuro da profissão contábil

‘O futuro da profissão contábil’ foi debatido na segunda palestra do dia, comandada pelo membro do International Accounting Stardards Board – IASB, Amaro Gomes.

Um dos questionamentos de mais destaque nos últimos anos: Se o avanço da robotização e da inteligência artificial é uma ameaça ou uma oportunidade para o cenário contábil, foi ressaltado por Gomes.

“Esse processo já é uma realidade, não se pode lutar contra ele, por isso ele se torna uma oportunidade”, disse, ao ressaltar que a tecnologia está substituindo as tarefas manuais e repetitivas, o que é bom, pois fornece tempo para o profissional contábil se dedicar totalmente ao apoio à tomada de decisões estratégicas por seus clientes. “Isso traz efeitos positivos para a profissão, para os negócios e para os clientes”, completou.

A apresentação contou com moderação de Adriano Ferreira, gerente de Marketing da Thomson Reuters – Domínio, empresa apoiadora da palestra, e do vice-presidente financeiro da Aescon-SP, Benedicto David Filho.

Os principais desafios que as empresas enfrentarão para se adequar à Lei de Proteção de Dados Pessoais

A nova Lei de Proteção de Dados Pessoais, sancionada há um ano e que entrará em vigor em agosto de 2020, foi o tema da palestra ‘Os principais desafios que as empresas enfrentarão para se adequar à LGPD’, comandada pela diretora jurídica da Serasa Experian, Vanessa Butalla.

Segundo Vanessa, a nova lei não veio para impedir qualquer tipo de transação, mas para garantir a privacidade e a segurança de pessoas naturais. “A lei não se aplica a pessoas jurídicas, entretanto, contempla sócios, administradores, colaboradores, empregados e prestadores de serviços das empresas”, disse, ao destacar que as organizações de contabilidade assumem tanto o papel de controlador, a quem compete as decisões referentes ao tratamento de dados, como de seus funcionários; e como o de operador, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador, como exemplo, as informações dos clientes.

O desafio é grande e o tempo é curto, segundo Vanessa, mas o primeiro passo é analisar a situação atual. “Verifique como é o tratamento dos dados hoje na sua empresa, como eles são armazenados, manipulados, que tipo de cuidado é tomado, para somente depois fazer a adequação”, disse a advogada, lembrando que haverá multa pelo descumprimento da lei.

O diretor Administrativo da Aescon-SP, Alexandre de Carvalho, fez a moderação da palestra, que teve o patrocínio da Serasa Experian.

Excelência em Serviços. Como encantar o cliente. 

O encantamento dos clientes foi o mote da palestra ‘Excelência em Serviços. Como encantar o cliente: estudo de caso modelo Disney’, conduzida pelo presidente do ‘Seeds of Dreams Institute’, empresa americana voltada para a área da Clientologia e Psicologia Positiva, Claudemir Oliveira, que já foi estudante e professor do Disney University e do Disney Institute.

Segundo o palestrante, o tripé: elenco, cenário e processo é o responsável pelo sucesso da Disney. O elenco contempla os colaboradores, mais de 75 mil apenas em Orlando, que são contratados pela atitude e pela disposição; o cenário, que se refere ao aspecto convidativo e acolhedor oferecido pela empresa, e o processo, que diz respeito a todo o cuidado, atenção aos detalhes e preocupação extrema com a excelência da prestação de serviços.

“A Disney utiliza a Guestologia, que é o estudo aprofundado do cliente, para aprimorar permanentemente os seus serviços. Nós, da área de serviços, precisamos estudar, pesquisar ou mesmo perguntar para o cliente como podemos atingir a excelência. Eles sempre nos dão as respostas”, disse Oliveira.

A apresentação foi moderada por Elinton Marçal, diretor – SCI Sistemas, empresa apoiadora da palestra, e pelo vice-presidente administrativo do Sescon-SP, Antônio Carlos Souza dos Santos.

A grande reescrita

O evento terminou em grande estilo com a palestra ‘A Grande Reescrita’, conduzida por Leonard Brody, canadense eleito um dos 30 principais pensadores de gestão no mundo.

Brody narrou a sua experiência feita em parceria com a Revista Forbes, para a produção do livro The Great ReWrite, que trata da grande revolução que a humanidade está passando com as inovações e o processo acelerado de mudanças que vem transformando as maneiras de viver, de trabalhar e de se relacionar.

“Esse ritmo frenético de mudanças e quebra de paradigmas tem deixado as pessoas temerosas e com receio, entretanto, essa não é a primeira, mas a quarta grande reescrita da humanidade. O que pudemos aprender é que temos a capacidade de nos adaptar e nos transformar para melhor neste cenário de disrupção”, disse o líder.

Para Brody, as tecnologias, como a internet das coisas, o blockchain e a inteligência artificial, podem ser a força motriz dessa revolução, mas, ao fim, percebe-se que a história é sempre essencialmente humana.

A apresentação foi moderada por Marcelo Lombardo, CEO da OMIE, empresa patrocinadora da palestra.

Clube de Benefícios

Durante o evento, o Sescon-SP promoveu o lançamento de um novo produto: o Clube de Benefícios, que permitirá o acesso dos representados a muito mais opções e ainda muito mais descontos e condições diferenciadas na aquisição de produtos e serviços da Entidade e de seus parceiros.

“Iniciamos este projeto com empresas diversas e é só o começo. Estamos em negociação adiantada com nossos parceiros e patrocinadores e esse processo será permanente. Queremos construir uma grande rede positiva de geração de novos negócios e incentivo ao empreendedorismo”, disse Reynaldo Lima Jr.

Também durante o evento, Sescon-SP e Up Benefícios oficializaram a parceria que fará parte da grade do Clube de Benefícios. Segundo o diretor geral da empresa no Brasil, Pierre-Jean Fossat, esse trabalho conjunto trará vantagens para toda a rede. “Será excelente para o Sindicato, para os parceiros, para os empresários e também para seus colaboradores.

“Em breve, informações detalhadas sobre essa novidade que vem para revolucionar o nosso relacionamento com os representados”, destacou Lima Jr.

Matéria originalmente publicada pelo jornal Semanário da Zona Norte. Clique aqui e visualize o seu conteúdo completo. 

Eduardo Micheletto
Eduardo Michelettohttp://www.minutomicheletto.com.br
Jornalista e Radialista, pós graduado em Comunicação Organizacional e Comunicação e Marketing, além de ter realizado diversos cursos de extensão nas áreas de Marketing Digital e Experiência do Usuário (UX). É Diretor da Micheletto Comunicação e membro da Associação Profissão Jornalista (APJor).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar publicação:

Inscreva-se

spot_img

Publicações populares

Publicações relacionadas

Gastos em Redes Sociais disparam na Disputa Eleitoral de São Paulo e podem definir o resultado nas urnas

Nas últimas semanas, as redes sociais têm se consolidado...

Luciana Laspro é homenageada com o Prêmio Liderança Feminina 2024

A Presidente do MAIE Brasile e responsável pelo Istituto...

Guarulhos mantém título de maior cidade não capital do Brasil, segundo novo censo do IBGE

Guarulhos, o gigante metropolitano que não para de crescer,...