A Rodovia Raposo Tavares (SP-270) está se tornando um dos principais corredores logísticos para o escoamento da produção agroindustrial do estado de São Paulo e do Centro-Oeste. Com o avanço do projeto de concessão do Lote Paranapanema, que prevê a duplicação de 147 km entre Itapetininga e Ourinhos, a rodovia estará completamente duplicada, garantindo maior segurança e fluidez no trânsito. O investimento do governo paulista, em parceria com a iniciativa privada, está estimado em R$ 4,6 bilhões.
O projeto faz parte do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e terá impacto direto em 13 municípios, beneficiando mais de 500 mil pessoas. A Raposo Tavares, que atravessa São Paulo de leste a oeste, é uma das principais rotas utilizadas pelo agronegócio para o transporte de grãos e produtos industrializados. Com a duplicação, a rodovia se consolida como uma alternativa eficiente à Rodovia Castelo Branco, desafogando o fluxo de caminhões e otimizando o transporte de cargas.
Investimentos e melhorias
Atualmente, os últimos trechos da SP-270 em pista simples estão localizados entre os municípios de Ipaussu e Itapetininga. A concessão do Lote Paranapanema prevê não apenas a duplicação desses 147 km, mas também a construção de 12,5 km de pistas marginais, 56,4 km de acostamentos novos e recuperados, 29 passarelas para pedestres, 35 novos dispositivos viários e readequação de outros 19. Além disso, mais de 80 pontos de ônibus serão implantados ou reformados, melhorando o transporte coletivo na região.
A relevância para o agronegócio
O agronegócio paulista registrou recorde histórico em 2024, com exportações que somaram R$ 184,7 bilhões, um crescimento de 6,8% em relação ao ano anterior. O setor foi responsável por 18,6% das exportações do agronegócio brasileiro, com destaque para os sucos (84,1% da produção nacional), o complexo sucroalcooleiro (62,5%) e produtos de origem vegetal (63%).
Com a melhoria na infraestrutura da Raposo Tavares, o transporte de grãos e outros produtos agroindustriais será otimizado, reduzindo custos logísticos e tornando os produtos brasileiros mais competitivos no mercado internacional. A rodovia também facilitará o acesso ao Porto de Santos, principal ponto de escoamento das exportações do agronegócio paulista.
Impacto econômico e logístico
O impacto das melhorias na SP-270 ultrapassa as fronteiras do estado. Dados do Comex Stat indicam que 93% dos US$ 9,9 bilhões exportados pelo Mato Grosso do Sul foram escoados por via marítima, atravessando a malha rodoviária paulista. Dessa forma, a modernização da Raposo Tavares não apenas fortalece a infraestrutura logística do Sudeste, mas também contribui para a competitividade do agronegócio no Centro-Oeste brasileiro.
A previsão é de que o edital de concessão do Lote Paranapanema seja publicado no primeiro semestre de 2025. Com a implementação do projeto, a Raposo Tavares se consolidará como um dos principais corredores logísticos do país, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico das regiões atendidas e fomentando novos investimentos na indústria, nos serviços e no setor agroindustrial.