Processo de concessão do autódromo de interlagos segue nas mãos da Prefeitura de São Paulo

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Após uma luta iniciada em 2016, por membros da Comissão Interlagos Hoje, o processo de concessão do autódromo de Interlagos está nas mãos do atual prefeito de SP, Ricardo Nunes (MDB). No projeto inicial, criado pelo ex-prefeito João Doria (PSDB) a ideia era privatizar a área, vendendo assim o autódromo de Interlagos.

“E foi aí, que a luta começou. Para ser mais exato, foi em novembro de 2016, com uma audiência pública promovida pelo ex-vereador Mário Covas Neto, o Zuzinha, filho do ex-governador Mário Covas, que também é amante do automobilismo. A partir daí, foram inúmeras visitas do Sérgio Berti e eu à Câmara Municipal, e diálogos com 51 dos 55 parlamentares da casa”, conta Orlando Sgarbi Filho, membro da Comissão Interlagos Hoje.

A Comissão Interlagos Hoje idealizada por Sérgio Berti e Orlando Sgarbi representa várias entidades usuárias do Autódromo tais como a CBA, CBM, Federação Paulista de Motociclismo, Federação de Automobilismo de São Paulo e outras assim como pilotos e promotores de eventos.

Em 2018, o grupo emitiu um ofício para o então prefeito de SP, Bruno Covas, pedindo algumas alterações no PL 705/17, a fim de rever o processo de concessão do Parque Autódromo de Interlagos, considerando a fragilidade da exigência da manutenção do uso e finalizada. Na época, o grupo alegou que a administração municipal deveria agir com bom senso e impedir a destruição do Parque, que se confunde com a história da Cidade.

“O Autódromo de Interlagos é um patrimônio não só da cidade de São Paulo, mas do país, ele é uma referência do Brasil no mundo. Por aqui já correram os melhores pilotos do mundo, não só da Fórmula 1, mas também, do Kart, Stock Car, Fórmula Truck, entre outros” afirmou Orlando Sgarbi. O Complexo Interlagos possui aproximadamente 1 milhão de m² e é composto pelo Autódromo José Carlos Pace, Kartódromo Ayrton Senna, pista de apoio perimetral, arenas e prédio administrativo.

“Esse é um espaço que deveria entrar no roteiro turístico da cidade, tornando o autódromo um local obrigatório na visitação de todo turista”, propõe o empresário Vando Roschel. Em novembro de 2019, a Prefeitura de São Paulo apresentou o edital para concessão do Complexo Interlagos pelo período de 35 anos. A administração municipal esperava arrecadar R$ 992 milhões no período, considerando a desoneração que o procedimento agregaria aos cofres públicos, os investimentos e o pagamento de impostos, porém, a gestão Bruno Covas decidiu suspender temporariamente o processo de licitação, “por determinação do TCM, que sugere aprimoramentos nos documentos.

Para manter o diálogo junto ao órgão, a Prefeitura está em fase de análise dos questionamentos realizados para que posteriormente seja remarcada a licitação”. O projeto previa que a futura concessionária modernizasse e fizesse a gestão da área, em troca do direito de explorar as áreas adjacentes, construindo prédios ou mesmo um shopping center junto ao circuito.

Com a mudança de comando na administração municipal, o processo agora, segue nas mãos do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Membros da Comissão Interlagos Hoje aguardam uma reunião com a sua equipe, a fim de manter a história do autódromo intacta. “Esperamos dialogar com a Prefeitura, para que os quesitos que nós conseguimos implantar dentro do projeto, e que são justamente os quesitos que salvam o esporte a motor dentro do autódromo de Interlagos não sejam alterados”, finaliza Sérgio Berti.

Matéria originalmente publicada pelo Jornal Zona Sul Notícias. Clique aqui e leia o conteúdo completo.

Eduardo Micheletto
Eduardo Michelettohttp://www.minutomicheletto.com.br
Jornalista e Radialista, pós graduado em Comunicação Organizacional e Comunicação e Marketing, além de ter realizado diversos cursos de extensão nas áreas de Marketing Digital e Experiência do Usuário (UX). É Diretor da Micheletto Comunicação e membro da Associação Profissão Jornalista (APJor).

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