Seis subprefeituras da zona leste realizam nesta semana ação integrada de limpeza nos córregos da região. O trabalho conjunto tem como objetivo prevenir enchentes e inclui limpeza manual e mecanizada, corte de mato e ações de controle de doenças, como desratização e bloqueio de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Desde a quinta-feira passada (2), a zeladoria intensificada acontece nas subprefeituras de São Miguel Paulista, Itaim Paulista, Guaianases, Cidade Tiradentes, São Mateus e Itaquera. Os trabalhos serão realizados até a próxima quarta-feira (16).
Além da limpeza dos córregos, será realizada a manutenção de galerias, bueiros e 150 vias afetadas por alagamentos. Após a finalização da limpeza, as áreas recebem equipes de saúde que realizam desratização, com o objetivo de prevenir doenças como a leptospirose. Profissionais de saúde também trabalham na orientação e prevenção de criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, chikungunya e zika.
Apenas no córrego Itaim, primeiro ponto vistoriado, os trabalhos são realizados por 104 profissionais da concessionária Soma, equipados com oito caminhões. No trecho de Itaim Paulista, o curso d’água passa por desassoreamento com uma escavadeira.
Já na confluência dos córregos Guaratiba e Itaquera, área próxima ao Centro Educacional Unificado (CEU) Jambeiro, mais de 100 profissionais trabalham na limpeza mecanizada, em parceria entre as subprefeituras de Guaianases e Cidade Tiradentes. A rua Manuel Nascimento também recebe o serviço de recuperação do asfalto. Nesta manhã, uma equipe de 30 pessoas formada por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e agentes do Exército também realizava uma ação educativa e vistorias de prevenção à dengue em cerca de 20 quarteirões da região.
O reservatório do piscinão da Pedreira, em Guaianases, que atingiu nas últimas chuvas seu armazenamento máximo, de 1,8 bilhão de litros de água, teve sua capacidade de bombeamento ampliada para 400 metros cúbicos por hora, para agilizar o esvaziamento.
Mais ações
No córrego Jacupeval, que passa por distritos de São Mateus e Itaquera, também estão previstas ações de zeladoria. A limpeza do afluente do córrego Rodeio, na altura da rua Garça Morena, fica por conta das subprefeituras de Cidade Tiradentes e Itaquera – haverá trabalho tanto manual quanto mecanizado e uma avaliação das moradias precárias que foram construídas neste entorno.
Matéria originalmente publicada pelo Portal da Subprefeitura de Guaianases. Para visualizar o seu conteúdo, clique aqui