Modernização e Requalificação: O Que Está Por Vir
As obras de modernização, conduzidas pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), abrangem diversas melhorias estruturais e a criação de novas atrações, como:
- Reformas no núcleo esportivo, incluindo arquibancadas, campo de futebol com grama natural, quadras poliesportivas, mini quadras de basquete, pista de cooper e academias ao ar livre.
- Playgrounds e áreas infantis modernizados para maior segurança e diversão das crianças.
- Melhorias em infraestrutura, como reforma nos sanitários públicos, iluminação externa, pavimentação e novos quiosques.
- Projetos inovadores, incluindo a construção de uma fonte interativa, um show de luzes e a reconstrução do Planetário Prof. Acácio Riberi.
Além disso, estão sendo criadas novas áreas de convivência que promovem acessibilidade e sustentabilidade.
Preservação da Biodiversidade e da História
Com 1.476.997,69 m², o Parque do Carmo é um importante refúgio verde na cidade de São Paulo. Ele é lar de:
- Bosque das Cerejeiras: Um dos principais atrativos, com 4.000 árvores de três espécies (Himalaia, Yukiwari e Okinawa).
- Diversidade da fauna: O parque abriga 268 espécies de animais, incluindo 25 tipos de borboletas.
- Viveiro Arthur Etzel: Espaço dedicado à preservação botânica.
As reformas incluem um plano arquitetônico detalhado, desenvolvido pela Divisão de Implantação, Projetos e Obras (DIPO), para preservar a rica biodiversidade e as características históricas do parque.
Um Espaço Para Todos
Com a modernização, o Parque do Carmo reafirma seu compromisso com a inclusão e acessibilidade. Atualmente, o espaço conta com:
- Sanitários adaptados: 5 masculinos e 5 femininos exclusivos para pessoas com deficiência.
- Atrações variadas, como o Museu do Meio Ambiente, lagos, anfiteatro natural, ciclovia, churrasqueiras, redário e gramados para piqueniques.
- Planetário Prof. Acácio Riberi: Considerado um dos mais modernos do Brasil, com capacidade para 168 pessoas.
Parque do Carmo: Um Modelo de Sustentabilidade
O projeto reforça o papel do Parque do Carmo como um espaço modelo de convivência urbana e preservação ambiental. Recebendo até 500 mil visitantes por dia, a modernização visa melhorar a experiência dos frequentadores e atrair ainda mais visitantes.