Localizado no Distrito de Itaquera, o Parque Guarani sofre com a precariedade e desatenção do poder público. As demandas são imensas, vão desde uma passagem improvisada sobre o Córrego Jacu Peval até a falta de limpeza, manutenção nas praças Deputado Jamil Grandra e Daniel Donda Pedrosa.
A passagem improvisada no Córrego Jacu Peval inclusive já ocasionou uma tragédia, onde uma criança e uma idosa foram arrastadas durante uma forte chuva. Além disso, o espaço sofre com o lixo que é jogado nas margens, ocasionando enchentes que atrapalham a vida dos moradores.
Outro descaso do poder municipal está nas praças Deputado Jamil Gadra e Daniel Donta Pedrosa, que não possuem aparelhos de ginástica, quadra de futebol ou sequer brinquedos para as crianças e moradores. “Me sinto de mãos atadas, lutando contra o descaso da Subprefeitura local. Realizei até reuniões com os responsáveis de lá, apresentei os ofícios, porém não fui atendida. Acredito que eu falo, falo e não saio do lugar”, conta indignada, Fabiana Santos Lira, da Associação Luz Presente do Futuro.
Segundo um estudo realizado pela Rede Nossa São Paulo em parceira com o Ibope Inteligência, 53% dos entrevistados avaliaram de forma negativa a manutenção de praças na cidade, enquanto somente 11% avaliam serviço como ótimo ou bom. Ainda de acordo com o estudo, 74% responderam que atuação da administração municipal é péssima ou ruim no combate às enchentes.
Para o jornalista e diretor do Jornal Acontece Agora, Divaldo Rosa, o poder público local deve ter um olhar mais atento para as comunidades. “É preciso observar os problemas da periferia, e buscar soluções rápidas. As demandas são enormes e o poder público deve ter uma sensibilidade sobre essas questões”, finaliza.
Matéria originalmente publicada pelo Jornal Acontece Agora. Clique aqui e visualize o conteúdo completo.