Número de divórcios crescem 54% durante a pandemia

Date:

A procura por divórcios tem aumentado consideravelmente durante o período de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19.

Segundo dados do Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF), os divórcios consensuais em cartórios aumentaram 54% entre maio e julho deste ano. Em números absolutos, as separações saltaram de 4.641 para 7.213.

Apenas em junho a alta foi de 12% em relação ao ano passado. No total, 24 dos 27 estados brasileiros registraram crescimento frente ao mês anterior, com destaque para Amazonas e Piauí, que mais que dobraram seus divórcios. Amapá, Mato Grosso e Rondônia foram os únicos que apresentaram queda. Em julho, houve 9% a mais destes procedimentos comparado a 2019.

No Brasil, existem duas modalidades de divórcios, o mais simples, denominado de “extrajudicial”, os casais podem concluir a separação de maneira rápida e amigável através do cartório.

Por outro lado, o divórcio judicial ou litigioso, deve ser realizado diante de um juiz, por envolver questões mais amplas e complexas correspondentes à falta de consenso entre o casal, partilha de bens, pensão e guarda dos filhos. 

Para o advogado, Fabio Leonardo de Sousa (OAB/SP n° 215.759), “as famílias vem experimentando uma realidade jamais vivenciada antes em tempo recente. As atividades laborais passaram a ser realizadas dentro do lar residencial, estratégia adotada pela maioria das empresas, tendo em vista a necessidade de praticar o isolamento social para não disseminar o vírus da COVID-19. Ao mesmo tempo, os casais foram obrigados a conviverem juntos por mais tempo o que não se fazia antes, tendo de administrar concomitantemente às atividades profissionais com as do lar doméstico e nesse passo, conflitos inevitavelmente aparecem, os quais senão bem administrados culminam com brigas, desentendimentos tais que geram consequentemente a separação. Nesse cenário destaca-se o fato de que muitos não estão acostumados menos ainda capacitados para administrar tamanhas responsabilidade em um ambiente único diariamente, em que as diferenças se sobressaem, levando ao stress extremo da convivência conjugal”, finaliza.

Buscas na Internet

Dados do Google também indicam que as pesquisas por termos relacionados a divórcios cresceram 82% nos últimos meses.  

As palavras-chave “divórcio online” tiveram uma busca 1.100% maior entre maio e julho em relação ao trimestre anterior. Perguntas como “Quanto custa um divórcio” e “Como dar entrada em divórcio” se elevaram em até três vezes mais no mesmo período.

O consultor de Marketing Digital da Micheletto Comunicação, Eduardo Micheletto alerta que “é necessário ler atentamente os conteúdos selecionados, além de analisar as informações apresentadas com base em critérios como autoria (o autor é um especialista na área?) e qualidade das fontes utilizadas. Em outras palavras, é preciso ser criterioso da mesma forma que teríamos com as fontes impressas”, finaliza.

Matéria originalmente publicada pelo Jornal Acontece Agora. Clique aqui e visualize o seu conteúdo completo.

Eduardo Micheletto
Eduardo Michelettohttp://www.minutomicheletto.com.br
Jornalista e Radialista, pós graduado em Comunicação Organizacional e Comunicação e Marketing, além de ter realizado diversos cursos de extensão nas áreas de Marketing Digital e Experiência do Usuário (UX). É Diretor da Micheletto Comunicação e membro da Associação Profissão Jornalista (APJor).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar publicação:

Inscreva-se

spot_img

Publicações populares

Publicações relacionadas

Gastos em Redes Sociais disparam na Disputa Eleitoral de São Paulo e podem definir o resultado nas urnas

Nas últimas semanas, as redes sociais têm se consolidado...

Luciana Laspro é homenageada com o Prêmio Liderança Feminina 2024

A Presidente do MAIE Brasile e responsável pelo Istituto...

Guarulhos mantém título de maior cidade não capital do Brasil, segundo novo censo do IBGE

Guarulhos, o gigante metropolitano que não para de crescer,...