Depois de anos de reivindicação, os moradores da comunidade do Tijuco Preto, que fica na divisa do Jardim das Oliveiras com o Jardim Camargo Novo estão comemorando a canalização de aproximadamente 1 km das margens do córrego Tijuco Preto, entre a Rua Baltazar de Lemos Navarro e Viela Sete. A melhoria custou R$ 37,6 milhões aos cofres da Prefeitura de São Paulo, e demorou seis meses para ser realizada.
Porém, o que era para ser festa, é motivo de apreensão por parte dos moradores, isso, porque a comunidade espera providências da Sabesp para fazer uma nova rede coletora de esgoto nas margens do córrego, até a estação de tratamento de esgoto na região. “A obra foi feita pela metade, faltou à parte da Sabesp”, pontua o morador Chico Marceneiro.
Para outro morador da via, Erivaldo Odilon, a situação piora no período de chuvas “quando chove esse esgoto podre alaga tudo, e as crianças não tem como brincar. Falta a canalização do esgoto para resolver o problema”.
Canalizar um córrego ou rio envolve a modificação do curso natural da água para direcioná-lo através de canais artificiais. Essa prática tem sido usada ao longo da história por razões diversas, como controle de enchentes, que podem ajudar a controlar inundações, especialmente em áreas urbanas propensas a inundações.
A moradora Gracemar Pinheiro da Silva relata uma situação constrangedora em sua casa. “Nosso esgoto entupiu, o banheiro da minha filha está todo cheio de fezes. Essa situação é uma vergonha”.
Segundo informações da Prefeitura de São Paulo, funcionários da Subprefeitura do Itaim Paulista voltarão ao local para criar um sistema de coleta de águas pluviais no fundo das casas que margeiam o córrego, direcionando estas águas para dentro do leito canalizado. Porém, a canalização pedida pelos moradores é de competência da Sabesp.
“A preocupação com a possibilidade da Sabesp não realizar a rede de esgoto no fundo das casas que margeiam o córrego está tirando o sono dos moradores”, finaliza o morador Antônio Viana Souza.
Matéria originalmente publicada pelo Jornal Acontece Agora. Clique aqui e leia o conteúdo completo.
Entre para a nossa comunidade do Whatsapp e receba notícias em tempo real, clique aqui