O pianista e maestro João Carlos Martins comemorará no próximo dia 25 de junho (quinta-feira), 80 anos de vida. Dono de uma trajetória de sucesso e superação, ele presenteará seus fãs com uma live, às 20h, em seus canais no Facebook e YouTube junto com a Filarmônica Bachiana do SESI.
Em seu repertório estarão canções de Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Wolfgang Amadeus Mozart, Pietro Mascagni, Michel Legrand, Nino Rota, Villa Lobos e Tom Jobim, ao lado de músicos de sua Bachiana Filarmônica SESI-SP e os solistas Davi Campolongo (piano), Anna Beatriz Gomes (soprano) e Jean William (tenor), além da participação, em homenagens, de Ana Maria Braga, Serginho Groisman, Chitãozinho & Xororó, Walter Casagrande Jr., Alexandre Nero (que interpretou Martins na cinebiografia João, o Maestro), Tom Cavalcanti, Marluce Dias da Silva e seu médico Raul Cutait.
Nascido em São Paulo, em 25 de junho de 1940, Martins iniciou seus estudos de piano aos oito anos com o professor José Kliass. Aos treze iniciou a sua carreira no Brasil e aos dezoito no exterior. Ao longo de sua carreira, foram gravados 22 álbuns, com a obra completa de J.S.Bach para teclado, além de inúmeros prêmios, milhares de concertos e recitais. Além disso, João Carlos Martins é membro titular da Academia Paulista de Letras, desde 2018.
Criada em 2006, a Fundação Bachiana, que tem por tema a arte e sustentabilidade se juntou a outro projeto desenvolvido por Martins, a Bachiana Orquestra de Câmara e juntos realizam inúmeras ações de valorização e democratização da música de concerto. Em suas temporadas, a Bachiana também contou com solistas convidados de renome internacional, como Pinchas Zukerman, Robert Levin, Amanda Forsyth e William Bennett.
Em agosto de 2017, a parceria deu início ao seu projeto mais ambicioso, chamado de “Orquestrando o Brasil”, que hoje tem cerca de 600 orquestras espalhadas em pequenas cidades do Brasil, um antigo sonho de Heitor Villa Lobos que está sendo realizado por Martins.
Matéria originalmente publicada pelo Portal Aplauso Brasil. Clique aqui e visualize a publicação completa.