Localizado no município de Ferraz de Vasconcelos, o Jardim Nova Ferraz sobre com o descaso do poder público local, isso porque os moradores do bairro sofrem com uma precariedade imensa, que vai desde a falta de coleta de lixo, problemas com o transporte público e saneamento básico.
No local residem cerca de 5 mil pessoas, entre jovens, adultos e idosos. “Para abastecer toda essa população há apenas 2 bicos de água clandestinos. Além disso, não há um transformador de energia”, completa o líder comunitário Carlos Alberto.
Outro problema da área é a processo de regularização fundiária, que é um conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam determinar a titulação de seus ocupantes, garantindo o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana. Porém os moradores aguardam uma posição do poder público, há 27 anos. “A comunidade ocupa o espaço desde 1993, e de lá para cá, há muita promessa, pouca ação, e nós moradores, somos esquecidos”, finaliza Carlos Alberto.
Com uma população de aproximadamente 200 mil habitantes, a cidade de Ferraz de Vasconcelos apresenta 85% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 44.3% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e apenas 11.8% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio), mostrando uma falta de atenção do poder público.
Para a moradora Cristina Ferreira, os políticos da região esqueceram os dos moradores, “Aqui falta tudo. Não tem água, luz, esgoto, ônibus. É muito difícil viver aqui. Precisamos de melhorias urgentes. Aqui é terra de ninguém”, finaliza.
Matéria originalmente publicada pelo Jornal Acontece Agora. Clique aqui e visualize o conteúdo completo.