Guarulhos sai na frente mais uma vez quando o assunto é inovação e sustentabilidade. Nesta quarta-feira (19), foi apresentado no Paço Municipal o primeiro micro-ônibus do Brasil movido a gás natural vindo diretamente de fábrica. O veículo foi adquirido pela Cooper-Uni e passará a operar na linha 387, que liga o Parque Mikail à praça Oito de Dezembro.
A apresentação contou com a presença do prefeito Lucas Sanches, que destacou a importância da iniciativa para a mobilidade urbana da cidade. “A Prefeitura está à disposição para que possamos agilizar a expansão da descarbonização do transporte público de Guarulhos com veículos mais sustentáveis como este”, afirmou o prefeito.
Fabricado pela marca Volore, o micro-ônibus é abastecido com gás natural ou biometano — este último, um combustível renovável obtido a partir da transformação de resíduos orgânicos em gás. As duas alternativas oferecem significativa redução de poluentes, com destaque para a diminuição de até 90% nas partículas emitidas na atmosfera, contribuindo diretamente para a melhora da qualidade do ar.
Com capacidade para 39 passageiros, sendo 22 sentados e 17 em pé, o novo veículo também oferece comodidades modernas, como ar-condicionado, entradas USB para recarga de celulares e sistema de monitoramento por câmeras, unindo conforto, segurança e eficiência ambiental.
João Araújo, secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, destacou a parceria com a empresa Comgás, uma das responsáveis por viabilizar o projeto, e revelou que a Cooper-Uni pretende que 20% de sua frota seja composta por veículos movidos a gás. “É um grande avanço para o transporte público municipal, que, além deste novo veículo, ganhou recentemente 14 novos micro-ônibus. E este modelo movido a gás natural não deve ser o único da Cooper-Uni — a cooperativa já encomendou um segundo, que deve chegar nos próximos meses”, informou Araújo.
A iniciativa coloca Guarulhos como pioneira nacional na adoção de veículos sustentáveis no transporte público de menor porte, e reforça o compromisso do município com práticas que aliam tecnologia, mobilidade e preservação ambiental.