Grupo São Cristóvão Saúde inaugura Centro Cardiológico na Mooca

Date:

O Grupo São Cristóvão Saúde inaugurou na noite do último dia 5 de setembro, o Centro Cardiológico, na Mooca, em São Paulo. O novo espaço tem como objetivo atender à crescente demanda e dar continuidade ao projeto de ampliação e qualificação do atendimento do Grupo São Cristóvão Saúde. A área, que fica dentro do Centro Ambulatorial Américo Ventura I (CAAV I), foi ampliada em 80% para concentrar todos os atendimentos ambulatoriais e exames em um único espaço.

O presidente/CEO da Instituição, engenheiro Valdir Pereira Ventura, conta que toda essa área foi totalmente reformada e equipada para melhorar o fluxo de atendimento aos pacientes. “Investimos em tecnologia de ponta para trazer mais agilidade, como a telemedicina na realização dos laudos e, assim, facilitar o retorno ao paciente. Com isso, ganharemos em precisão e inovação, não só na realização dos exames, mas também nos atendimentos prestados. Outro ponto importantíssimo, é o lado sustentável do espaço, que contará com inúmeros elementos, entre eles, os painéis de LED, que irão gerar uma economia e contribuirão em muito para o conforto dos médicos e usuários. Além desta conquista, gostaria de salientar que em 2007, quando ingressei no Grupo, possuíamos uma base de 40 mil vidas no plano de saúde. E hoje, graças ao esforço contínuo de todos, e de uma reestruturação organizacional, elevamos este número para mais de 120 mil. O nosso modelo assistencial cresceu de tal forma, que foi necessário aumentarmos os espaços de Pediatria e Cardiologia.  É com muita satisfação que compartilho estes resultados com vocês.  Agradeço a todos os envolvidos, desde os arquitetos, mestres de obra, aos profissionais do Grupo São Cristóvão, que juntos, realizamos uma administração cada vez mais eficaz e cheia de felicidades. Estamos sempre buscando inovar, trazer o que há de melhor no ramo da saúde para todos os nossos clientes e parceiros”, explicou.

Centro-CardiologicoSão aproximadamente 408 m² contemplando cinco consultórios e salas para realização de Teste Ergométrico, Mapa e Holter, além de Eletroneuromiografia, Eletrocardiograma e Ecocardiograma infantil e adulto.

De acordo com o cardiologista dr. Fernando Barreto, diretor médico assistencial do Centro Cardiológico, além de diminuir o tempo para agendamento de exames, os novos equipamentos também darão mais precisão diagnóstica. “As doenças cardiovasculares são, ainda, as que mais provocam mortes no mundo. Por isso, queremos oferecer uma estrutura completa e moderna que possa contribuir para a prevenção e ser mais assertiva na realização dos tratamentos necessários às doenças cardiológicas. Me sinto honrado em representar o corpo clínico nesta inauguração. Nestes 22 anos em que estou aqui, vi o hospital evoluir, muitas gerações chegaram e trouxeram qualidade a este espaço, que hoje é uma referência na região. Graças ao constante investimento do nosso CEO, estamos atingindo um patamar de excelência, e com ele, poderemos oferecer tratamentos ainda mais eficazes para os nossos pacientes e atletas, que representarão no Grupo suas respectivas modalidades”

A cardiologia é uma especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar moléstias que afetam o coração, assim como as outras estruturas pertencentes ao sistema circulatório.

Até o início do século 20, as doenças circulatórias e cardíacas apresentavam taxa bem mais reduzida do que hoje em dia, em consequência da alimentação mais saudável e do menor sedentarismo da população da época.

saocristovaoCom o início da década de 1920, devido ao veloz desenvolvimento industrial e migração da população da zona rural para a zona urbana, os hábitos gerais da população sofreu uma grande mudança, havendo uma popularização das doenças cardíacas na sociedade. No mesmo período, devido à criação do Eletrocardiógrafo (máquina utilizada para realizar exames cardíacos), a Cardiologia foi grandemente impulsionada, desvencilhando-se da Clínica Médica, passando a constituir uma especialidade médica.

No Brasil, o estudo oficial da Cardiologia como ciência e especialidade médica teve início com Carlos Chagas e seus colaboradores, no ano de 1909. Foram estes pesquisadores que desenvolveram as primeiras pesquisas no país a respeito das doenças do coração, além de introduzirem no Brasil o primeiro Eletrocardiograma, que foi instalado no Laboratório de Manguinhos, no Rio de Janeiro.

Na década de 1950 iniciou-se a evolução eletrônica, sendo, então, fabricados equipamentos médicos cada vez mais avançados, impulsionando mais ainda a Cardiologia, permitindo a obtenção de diagnósticos mais precisos.

Atualmente, apensar de as doenças cardíacas ainda representarem uma das maiores causas de morte no mundo, a Cardiologia é uma das especialidades médicas que apresentam maior evolução, uma vez que possui mais de 100 anos de pesquisas.

Recentemente a Universidade de São Paulo (USP) com o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgaram os dados da demografia médica 2018, que abrangem os números de cada especialidade médica. Dentro da Cardiologia, temos 70,1% de homens e 29,9% mulheres. O tempo de formado dos cardiologistas é de 23,7 anos, com idade média de 48,6 anos, sendo 15.516 especialistas. A distribuição por região dos médicos cardiologistas é desigual. A porcentagem da região Norte é 2,8%, Nordeste 16,3%, Sudeste 54%, Sul 17,4% e Centro-Oeste 9,4%.

Para o CEO do Grupo São Cristóvão, o momento é de comemoração. “Este será o primeiro centro cardiológico da região com esses diferenciais, estamos muito felizes em poder dar mais esse passo na melhoria do atendimento à comunidade”, destacou.

Já o dr. Fúlvio B. Júnior, que é o profissional da área com mais tempo de casa, “este investimento realizado pelo São Cristóvão, demonstra o dinamismo da Cardiologia, onde o especialista deve se atualizar sempre, participando de simpósios, interagindo com os outros clínicos. Além disso, as novas instalações geram não só, confiabilidade aos médicos, como também segurança aos pacientes. Gostaria de parabenizar o nosso CEO, que continua com muito êxito, a obra do seu pai, Américo Ventura”.

IMG_0503-cópia-1630x860O grupo tem realizado frequentes ações que têm melhorado a vida de todos os moradores na região. No  dia 2 de junho, a São Cristóvão realizou junto com o Rotary Club Alto da Mooca, a 20ª Caminhada do Coração “Dr. Algis Waldemar Zuccas”, das 08h às 12h. Com o slogan “Quem não anda, o coração desanda”, o evento ofereceu aos moradores da região serviços de saúde, incluindo orientações preventivas para melhor qualidade de vida.  O Grupo São Cristóvão colaborou na realização de diversas atividades, como: aferição da pressão arterial e exame de glicemia, por meio da equipe de Prevenção e Sinistralidade, totalizando 179 atendimentos; além da cessão de duas ambulâncias, sendo uma básica e uma UTI. Este tipo de ação reforça o trabalho realizado do grupo, que se aproxima cada vez mais da população.

Tradicional no atendimento à saúde, a Instituição completou 107 anos em 2018, e vem promovendo uma grande modernização, através da gestão administrativa dirigida pelo CEO/presidente, engenheiro Valdir Pereira Ventura, em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o Hospital e a Maternidade aumentaram a capacidade de internação passando de 171 para 258 leitos, além das 4 Unidades dos Centros Ambulatoriais.

O Grupo São Cristóvão Saúde é constituído pelas seguintes Unidades de Negócio: Hospital e Maternidade Geral, Plano de Saúde, 4 Unidades Ambulatoriais, Filantropia, Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) e Hotel Recanto São Cristóvão, localizado em Campos do Jordão e é administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão.

Matéria originalmente publicada pelo jornal Semanário da Zona Norte. Clique aqui e visualize o seu conteúdo completo. 

Eduardo Micheletto
Eduardo Michelettohttp://www.minutomicheletto.com.br
Jornalista e Radialista, pós graduado em Comunicação Organizacional e Comunicação e Marketing, além de ter realizado diversos cursos de extensão nas áreas de Marketing Digital e Experiência do Usuário (UX). É Diretor da Micheletto Comunicação e membro da Associação Profissão Jornalista (APJor).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar publicação:

Inscreva-se

spot_img

Publicações populares

Publicações relacionadas