O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (10) um projeto ambicioso para a construção da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, no trecho de serra. A nova estrutura, com 21,5 km de extensão, promete transformar o Sistema Anchieta-Imigrantes, ampliando sua capacidade total em 25% e mais que dobrando o acesso de caminhões ao Porto de Santos, principal porta de entrada e saída de cargas do país.
O projeto, desenvolvido pela concessionária Ecovias em parceria com o Estado, inclui 17 km de túneis (80% do traçado) e 4 km de viadutos. Um dos túneis terá 6 km de extensão, tornando-se o maior do Brasil. A pista contará com duas faixas de rolamento e um acostamento que poderá ser utilizado como faixa de tráfego em momentos de alta demanda.
“O maior túnel do país e a ampliação do sistema são um passo estratégico para o desenvolvimento logístico de São Paulo e do Brasil. Essa obra não só fortalece o turismo, mas também garante eficiência ao transporte de cargas, essencial para o crescimento do Porto de Santos,” afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
Conexões estratégicas e maior fluidez
O início da nova pista será no km 43 da Rodovia dos Imigrantes (SP-160), permitindo acesso pelo Rodoanel Mário Covas (SP-021). Na Baixada Santista, o ponto de conexão será no km 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), próximo ao Polo Industrial de Cubatão e com acesso rápido às margens direita e esquerda do Porto de Santos.
Com uma inclinação média de 4%, a pista será mais segura para o tráfego de veículos pesados, um diferencial importante para a logística. Túneis paralelos de emergência e a possibilidade de reversão de sentido em caso de necessidade são outras inovações que visam garantir fluidez e segurança.
Planejamento de longo prazo
O projeto surge como resposta ao aumento contínuo do tráfego no Sistema Anchieta-Imigrantes, que conecta a região metropolitana de São Paulo ao litoral paulista. “Estamos planejando ações estruturais para solucionar gargalos de mobilidade entre a Baixada Santista e o Planalto, com uma obra que atenderá tanto às demandas atuais quanto futuras,” destacou Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos.
O projeto está sendo desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que inclui especialistas nacionais e internacionais. Estudos de impacto ambiental, avaliações topográficas e análises de tráfego estão entre as etapas já em andamento.
Sustentabilidade e próximo passos
Para reduzir os impactos ambientais, o traçado prioriza o uso de estradas de serviço já existentes, minimizando a necessidade de novas intervenções no terreno. Além disso, a escolha dos pontos de conexão e do trajeto considerou rigorosos critérios de engenharia e sustentabilidade.
A partir de agora, a concessionária Ecovias dará sequência ao desenvolvimento do projeto funcional e, posteriormente, aos projetos básico e executivo. A previsão é que o processo de licenciamento ambiental seja concluído até o primeiro semestre de 2026, com a definição do custo total e do cronograma para início das obras.
Impacto econômico e histórico
A autorização para os estudos foi concedida pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) em janeiro de 2024, marcando um novo capítulo no histórico de investimentos em infraestrutura no estado. Com a conclusão deste projeto, São Paulo reafirma seu papel como motor do desenvolvimento logístico do país, garantindo avanços essenciais para a economia, o transporte de cargas e o turismo na região.