Fundação L’Hermitage certifica o Colégio Imperatriz Leopoldina com o Selo de Gestão Escolar de Qualidade

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Sempre pioneiro no ensino, o Colégio Imperatriz Leopoldina recebeu dia 29 de novembro, o Selo de Gestão Escolar de Qualidade entregue pela Fundação L’Hermitage.  A premiação foi entregue pelo seu presidente, prof. dr. José Manoel Pires Alves, que durante o seu discurso parabenizou a instituição de ensino e ressaltou que o CIL está atuando na direção certa, agindo de forma concreta e objetiva, realizando uma avaliação interna, e mostrando para a sua comunidade que ela tem compromisso com os resultados e com a gestão que conduz estes resultados”.

Para a diretora Doroteia Leindorf Bartz, do Colégio Imperatriz Leopoldina, a entrega deste certificado é motivo de orgulho para todos no CIL. “Este processo teve início em 2014, quando a mantenedora do CIL contratou a Fundação L’Hermitage para atuar no processo de mudança administrativa e pedagógica do colégio e, na sequência, na consultoria para implantação do Programa de Gestão Escolar de Qualidade. O programa tem como objetivo oferecer às escolas um modelo de gestão baseado no Ciclo de Melhoramento Contínuo, que é um sistema de análise e tomada de decisões estratégicas com foco no fortalecimento do projeto educativo e da aprendizagem dos alunos. O primeiro passo foi constituir o Grupo Gestor que passou a trabalhar em encontros semanais, orientados pela consultora, Beate Althuon. Fizeram parte deste grupo, as coordenadoras Silvana, Aida, Cristiane, Luciana e Magda, a orientadora Karin, representando o setor administrativo, Ellen e eu, Doroteia. Participaram em reuniões específicas, Marcelo, gerente de RH, Evelyn, gerente administrativa e Paulo, coordenador de TI. Em 2018, houve alterações no grupo, integrando-se a ele, as coordenadoras Juliane e Roseli e a orientadora educacional Ruth. O diagnóstico foi feito a partir da enquete respondida por pais, alunos, professores, funcionários e equipe de direção, no final de 2014. Diante disso, elaboramos um Plano Trienal de Melhoramento, que determinava o conjunto de ações que o colégio deveria realizar e o seu crescente nível de desempenho, até alcançar o estágio de solicitar a avaliação externa, e as ações do programa consideram, principalmente, as avaliações dos alunos, dos docentes e da gestão escolar. O programa foi estruturado a partir de 51 descritores distribuídos em 6 áreas, como orientação para alunos, famílias e comunidade, liderança da direção na gestão pedagógica, gestão do desenvolvimento profissional, planejamento institucional, gestão de processos e gestão de resultados”.

Durante a aplicação do programa de gestão de qualidade, inúmeras informações relevantes foram levantadas, e estas fizeram com que a escola chegasse ao alto nível de excelência, de proatividade e de inovação.

“Na etapa de avaliação externa, realizada em agosto de 2018, foi aplicada aos mesmos integrantes uma nova enquete, cujos resultados foram analisados pelos consultores que aqui estiveram. Podemos observar na tabela que cinco áreas demonstram padrões de qualidade, sendo duas mais elevadas e, que uma área merece maior investimento. A etapa de avaliação externa tem como objetivo principal aferir a implementação de todas as etapas anteriores, com o objetivo da obtenção do Selo de Qualidade em Gestão Escolar. Os auditores do Programa entrevistam representantes dos diversos integrantes do colégio, analisam os materiais produzidos, as evidências levantadas e elaboram um relatório técnico contendo também as recomendações para que o programa realmente seja de melhoria contínua”, conclui Doroteia.

Para Flávio Holzchuh, presidente da Associação Cultural e Beneficente de Santana, “este sonho começou em meados de 2014, quando um grupo anônimo de pessoas teve um sonho, um sonho de ver esta escola ainda maior. Em nossas reuniões secretas, muitos pontos foram levantados e a necessidade de uma grande transformação se fez unânime. Restava-nos apenas buscar quem nos conduziria e orientaria nesta caminhada, surgia então, a Fundação L’Hermittage em nosso horizonte. Passados quase quatro anos do início do plano de melhorias é patente a transformação pela qual o colégio vem passando. Hoje damos ênfase ao dinamismo e vivacidade, sem deixar de lado a nossa tradicional austeridade. Hoje os processos são claros, transparentes; a escola está aberta à comunidade e anseia cada vez mais a presença das famílias em seu espaço. E por falar em espaço, este, que não para de crescer, tornou-se mais colorido, vibrante e receptivo. Como ex-aluno, também para mim tudo isto é impactante, às vezes me pego a imaginar não só a surpresa, como também o orgulho que nossos antecessores, os fundadores, sentiram ao comparar este gigante de hoje com a pequena escola alemã que surgia em 1923, na Rua Voluntários da Pátria, com apenas 3 salas de aula e 60 alunos. Hoje, com 95 anos de existência, a conquista do Selo de Qualidade em Gestão Escolar representa um marco em uma história, um passo importante rumo ao seu centenário”, concluiu.

Silvana Figliola, coordenadora de Educação Infantil e primeiro ano, diz que a premiação é motivo de muito orgulho para todos, e que a certificação dignifica a nova gestão do colégio, que trouxe para a instituição uma nova forma de atuação. “Sou suspeita para falar sobre o CIL, pois atuo aqui há 38 anos, e este título vem ratificar a seriedade do grupo, a qualidade do ensino e principalmente, a preocupação com a formação integral dos nossos alunos”.

Para Ruth Nascif, que atua como orientadora educacional dos segmentos de Educação Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio, o recebimento deste selo de qualidade prova que a escola e todos nós, estamos trabalhando em prol dos nossos alunos principalmente, é a nossa ferramenta buscando que eles tenham e desenvolvam uma aprendizagem significativa e uma orientação integral dos alunos, motivando-os para que eles possam transformar dentro da sociedade, principalmente desenvolvendo dentro das habilidades sociais e emocionais, que hoje no mercado de trabalho são de suma importância”.

Já Aida Petroni, que atualmente é coordenadora pedagógica do Colégio, “enfatiza que a premiação vem ressaltar a visão do educador, onde a Doroteia é a nossa fonte de inspiração diária. Ela, que iniciou as suas atividades no CIL como professora há 8 anos, e que há 4 anos saiu da sala de aula para ser coordenadora. Hoje, eu trabalho com adaptação de provas e cuido dos alunos que necessitam de um olhar especial, e a eles, damos amparo e oferecemos instrumentos para que eles se sintam inseridos em todas as atividades”.

Bruna Santos é professora do quinto ano, e atua no Imperatriz Leopoldina desde 2013, se sente orgulhosa de estar participando desde processo.  “Eu peguei o momento de transição da nova gestão e percebo que todas as mudanças refletiram na sala de aula. Temos mais liberdade para trabalhar com as crianças, os alunos estão felizes com as mudanças geradas e vemos que todos eles geram ganhos para a instituição”.

Atualmente, o colégio ministra três línguas estrangeiras, a saber, alemão, inglês e espanhol, além das matérias referentes a cada curso, por meio da utilização de várias ferramentas de trabalho. A Informática, por sua vez, está presente em todos os componentes curriculares através da interdisciplinaridade. Nesse sentido, o Colégio Imperatriz Leopoldina buscando manter um elevado padrão de qualidade de ensino em todos os cursos oferecidos pela escola, desenvolve princípios de solidariedade humana, valoriza o profissional de educação, oferece conhecimento científico através de conteúdos necessários para o desenvolvimento do educando, ampliando e recriando suas experiências, articulando o saber organizado da teoria com a prática, tornando-o, assim, capaz para resolver problemas cotidianos e profissionais. Além disso, a instituição oferece conhecimentos artísticos, culturais e filosóficos, criando vínculos entre o saber, o trabalho e as práticas sociais, formando o educando para o exercício consciente da cidadania.

Elaine Fascin, mãe do Lucas Fascin, que atualmente cursa o nono ano B, é eternamente grata a tudo que o CIL oferece, “além de uma qualidade exemplar de ensino, vejo que o meu filho é um aluno exemplar, obtém ótimos resultados em suas avaliações e que está no caminho certo para um futuro promissor”. Para Lucas, é muito bom ver a escola receber este prêmio, fico feliz com a premiação e por fazer parte desta família”.

Para Juliana Fermoraro, mãe da Pietra Fermoraro, que estuda no oitavo ano B, “é uma satisfação imensa saber que a minha filha estuda no mesmo colégio onde estudei. Como ex-aluna, posso dizer que a instituição evoluiu com o tempo, porém manteve seus antigos valores e a sua tradição na qualidade de ensino. Este prêmio prova que a instituição soube crescer e acompanhar as novidades do ensino”. Para sua filha, Pietra, o colégio aconselha todos os alunos a terem uma evolução continua e isso ajuda a todos a terem um aprendizado cultural”.

Matéria originalmente publicada pelo Jornal Semanário Zona Norte. Clique aqui e veja o seu conteúdo completo.

Eduardo Micheletto
Eduardo Michelettohttp://www.minutomicheletto.com.br
Jornalista e Radialista, pós graduado em Comunicação Organizacional e Comunicação e Marketing, além de ter realizado diversos cursos de extensão nas áreas de Marketing Digital e Experiência do Usuário (UX). É Diretor da Micheletto Comunicação e membro da Associação Profissão Jornalista (APJor).

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