Especialista revela estratégias cruciais para Lojistas na Black Friday

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A tão aguardada Black Friday está se aproximando, e os lojistas estão se preparando para um aumento significativo nas vendas. No entanto, para garantir que a experiência seja bem-sucedida e lucrativa, especialistas alertam sobre a necessidade de cautela e planejamento cuidadoso. Pensando nisso, conversamos com Duílio Cônsolo Neto, ele que é docente da área de administração e negócios do Senac Guarulhos Celestino e Faccini. Ele compartilhou conosco, 5 valiosos insights que irão ajudar os lojistas a aproveitam ao máximo esse evento anual de compras.

  1. Antecipe-se na Preparação:

O consumidor evoluiu e cada vez mais está preparado para este momento. Assim, o lojista precisa estar antenado nesta evolução e também evoluir, pois a concorrência está cada vez mais acirrada. Não basta o lojista ter apenas o produto que o cliente busca, a necessidade do cliente é muito mais do que só comprar, o lojista precisa criar toda uma experiencia de compra para este cliente. É apenas dessa forma que o lojista consegue atingir este resultado com preparação e estratégias assertivas.

  1. Garanta uma Experiência Online Fluida:

A principal preocupação do lojista deve ser com a experiencia de compra do usuário, seja ela na loja física, seja ela na loja on-line. Muitos lojistas perdem uma excelente oportunidade de se estabelecerem como uma opção para os clientes, por não terem a capacidade de gerar uma boa experiencia de compra, tais como: checar a estrutura de hospedagem, quais são suas limitações e possibilidades de expansão, qual a estimativa de trafego e verificar se a estrutural atual suporta, chegar previamente o fluxo de compras e analisar se não existe links “quebrados”, estabelecer um processo de compra simples, com o mínimo de etapas possíveis, se possível, criar hot site para produtos específicos com alta demanda e ter uma equipe preparada para as possíveis contingências. Na compra online, em datas de grande fluxo de clientes, algumas ações preventivas devem ser tomadas. Já na loja física, os lojistas já fazem isso naturalmente.

  1. Ofereça Descontos Estratégicos:

Excelente pergunta! Hoje é muito fácil realizarmos comparações de preços, muitos sites de Marketing Place e aplicativos nos oferece este serviço de forma gratuita. O consumidor muitas vezes poupa o ano inteiro para esta data, sim. Ele busca uma política de desconto, por isso essa estratégia é fundamental para ter sucesso neste período. Além disso, crie incentivos, apresente em seu portifólio combos de produtos, pratique cross selling e o up selling, são estratégias que ajudam a criar valor para o cliente fazendo com que ele compre mais.

  1. Comunique-se de Maneira Eficiente:

Sim, a comunicação com o cliente é de extrema importância, ele precisa estar com você na mente dele quando pensar em comprar, o lojista não consegue isso da noite para o dia.  O cliente deve compreender que o lojista vai eliminar sua “dor”, ele precisa saber que o lojista o conhece e está pronto para atendê-lo no que ele precisar. E como o cliente vai saber disso? Por mim da comunicação, a divulgação é importante também, mas ouvir o cliente é o fundamento.

  1. Esteja Preparado para o Pós-Venda:

Não tenha dúvidas, quanto mais se vende, mais se faz necessário um pós-venda eficiente e ágil. Muitos lojistas precisam compreender que um pós-venda é um investimento que ajuda no processo da venda, da experiencia de compra do cliente, ou seja, é uma ferramenta fantástica de venda recorrente. Na Black Friday, o lojista terá uma excelente oportunidade para ampliar sua carteira de clientes e reativar clientes antigos. O lojista deve pensar no pós-vendas como uma oportunidade de criar um laço com seu cliente, estreitar as relações e fidelizar seu cliente.

Matéria originalmente publicada pela Folha Metropolitana. Clique aqui e leia o conteúdo completo. 

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Eduardo Micheletto
Eduardo Michelettohttp://www.minutomicheletto.com.br
Jornalista e Radialista, pós graduado em Comunicação Organizacional e Comunicação e Marketing, além de ter realizado diversos cursos de extensão nas áreas de Marketing Digital e Experiência do Usuário (UX). É Diretor da Micheletto Comunicação e membro da Associação Profissão Jornalista (APJor).

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