Encontro do Projeto Dino voltado para mães de crianças autistas

Date:

O Vereador Felipe Bacari (PSD) participou no último sábado, dia 18, na Biblioteca Prestes Maia, em Santo Amaro, de uma reunião com as fundadoras do Projeto Dino, criado com o intuito de acolher as mães de crianças autistas e poder oferecer um tratamento adequado para seus filhos. 

Para Keila Couto, 41 anos, o projeto Dino vem com a missão de dar às mães atípicas um cuidado especial. A ideia teve início quando ela descobriu que seu filho, Bernardo, hoje com 5 anos, era autista.  “Foi naquele momento que senti que precisava de uma rede de apoio e quem seria essa rede de apoio, as próprias mães, e onde estão essas mães? Dentro de casa, presas, por que hoje dia não existe nenhum suporte para que traga essas mães novamente a sociedade. E isso acaba acontecendo por necessidade, pois o esposo precisa trabalhar prover e nós, ficamos com as crianças. Com isso, a mulher some, as pessoas esquecem a gente. No começo atendíamos 8 famílias, e hoje são 50. Além disso, contamos com a colaboração de psicólogos, cabelereiros, enfermeiros, neurologistas, empresários, entre outros, que ajudam não só no suporte as mães e as crianças, mas a família como um todo. Queremos montar uma casa, a Casa Dino que seria um local destinado a atividades de empreendedorismo para as mães, mas também de recreação para as crianças”, conta.

A psicóloga Vanessa Bello, 26 anos, cuida da parte de acolhimento das crianças junto ao projeto e da vida psicológica dessa mãe. “Costumamos dizer que a Keila, cuida da parte humana do projeto, e como mãe de uma criança atípica ela possui a experiência exata para transmitir essa mensagem, enquanto eu venho com a bagagem técnica. O projeto é das mães, para as mães. Nós apenas colocamos o projeto em funcionamento”, pontua.

Segundo dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas. São mais de 300 mil ocorrências só no Estado de São Paulo. Contudo, apesar de numerosos, os milhões de brasileiros autistas ainda sofrem para encontrar tratamento adequado.

Um dos colaboradores do projeto, o animador Idelson Félix, mais conhecido como Tio Buchecha, realiza atividades lúdicas durante os eventos do projeto.  “A atividade lúdica é essencial para a criança pois favorece o seu desenvolvimento em múltiplas habilidades e funções no plano cognitivo, social e emocional”, completa.

Para o Vereador Felipe Becari (PSD), 34 anos, “o projeto é extremamente importante para a região, para tanto, há no programa de metas da Prefeitura de São Paulo, a construção até 2024, de um centro de referência para crianças autistas. Como membro da Comissão de Saúde na Câmara Municipal quero colaborar com essa causa e colocar outros projetos do meu mandato político em vigor, como a construção de um Hospital Veterinário na região, e poder através da Ecoterapia, ajudar as crianças autistas”, finaliza o parlamentar.

Eduardo Micheletto
Eduardo Michelettohttp://www.minutomicheletto.com.br
Jornalista e Radialista, pós graduado em Comunicação Organizacional e Comunicação e Marketing, além de ter realizado diversos cursos de extensão nas áreas de Marketing Digital e Experiência do Usuário (UX). É Diretor da Micheletto Comunicação e membro da Associação Profissão Jornalista (APJor).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar publicação:

Inscreva-se

spot_img

Publicações populares

Publicações relacionadas