O Clube Esperia realizou na última terça-feira, dia 02, um encontro para cerca de 200 empreendedores da Zona Norte, entre eles, empresários da comunicação, construção civil, varejo, setor alimentício, além de personalidades da administração pública. O atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia também esteve presente.
Para o presidente da Diretoria Administrativa do clube, Fernando Alves, “esse evento é muito importante não só para o clube, que fortalece a sua imagem junto ao empresariado local, mas também, mostra a união de todos, em busca de uma Zona Norte cada vez mais forte”.
O Esperia é um dos mais antigos clubes do estado de São Paulo, com 123 anos. Hoje, além de contribuir com a formação de atletas, o clube é também um importante polo de cultura, esporte e lazer. Atualmente o clube conta com mais de 8.800 associados.
Para o atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, sucursal Santana, Peter Souza, “o evento traz o encontro de fazem parte do nosso dia a dia na zona norte, formadoras de opinião, fortalecendo laços de relacionamento entre os diversos setores, inclusive com a OAB, e quem ganha com isso é o destinatário final de nossa prestação de serviços, é o nosso destinatário final, o cidadão”.
Empresariado local
Para João de Favari, da empresa Sobel e representante da Associação Comercial, Distrital Nordeste, “esse encontro é um momento único, para discutirmos as pendências da região e procurar soluções para os nossos problemas, como o rodoanel, trecho norte, e a linha de metrô, que tem inicio no Tucuruvi, entre outras. Precisamos olhar a frente, e a participação do governador nos dá vez e voz a estes pedidos”.
Já o advogado e vice-superintendente da Associação Comercial – Distrital Nordeste, Fabio Mourão Antônio, ressalta a importância do empreendedorismo, ainda mais em tempos de pandemia, onde diversas empresas fecharam. “Precisamos tirar o chapéu para todos os empreendedores desse país, pois são corajosos, e nós, da associação comercial, devemos apoiar todo e qualquer evento voltado para o empreendedorismo”.
Davi Fernandes, da Ótica Voluntários, pontuou que “o evento mostrou a força da Zona Norte, reunindo não só os empresários locais, mas também, os Subprefeitos locais e o Governador de SP, Rodrigo Garcia. Esse tipo de reunião motiva a todos, traz novas ideias e perspectivas para novos negócios”.
De acordo com um levantamento realizado pela empresa de monitoramento de empreendedorismo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria com o Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), 52 milhões de brasileiros possuem negócio próprio. Destes, mais de 9 milhões são MEIs.
Crescimento Regional
Para o Vereador Paulo Frange, “esse tipo de evento é importantíssimo, pois agrega empresários, profissionais do terceiro setor e também, do setor público, buscando desenvolvimento econômico e empregabilidade, procurando reduzir o abismo social que a pandemia acabou por eviscerar. Estamos discutindo na Câmara Municipal, a revisão do Plano Diretor Estratégico, que tratará grandes benefícios, incentivos e transformações para a região com a iminente criação do “eixo norte” – no perímetro entre a av. Cel. Sezefredo Fagundes até a rodovia Dutra. Sou co-autor do projeto que prevê mais empregabilidade e incentivos fiscais no território. Serão mais de 2,2 milhões de moradores impactados com as alterações”, pontua.
João Neto, da Subprefeitura de Santana/Tucuruvi, ressaltou a importância do encontro, “Essa é uma oportunidade única de dialogar com outras forças da região, pois estão presentes inúmeros empresários e forças políticas não só da Zona Norte, mas também, da cidade de São Paulo”.
Já o atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, “a cidade de São Paulo está vivendo de recuperação econômica, expectativa, oportunidades, e que vê a Zona Norte como uma região estratégica para esse crescimento, pois ela é muito forte economicamente, além disso, é o momento de olharmos para as desigualdades sociais e apoiar quem mais precisa. Precisamos trabalhar com o mundo real, em busca de soluções práticas e eficazes para todos”, finaliza.
Matéria originalmente publicada pelo Jornal SP Norte. Clique aqui e leia o conteúdo completo.