A Central de Achados e Perdidos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) registrou a entrada de 68.181 objetos em 2024, um aumento de 0,21% em relação a 2023, quando foram recebidos 68.035 itens. Em comparação a 2022, o crescimento foi ainda mais expressivo, chegando a 12,9%.
Do total de objetos encontrados, 65,7% eram documentos, totalizando 44.791 unidades, enquanto 23.390 itens correspondiam a objetos diversos, como celulares, guarda-chuvas e itens inusitados, como uma bicicleta, um aspirador de pó e uma cadeira de rodas infantil.
Alta taxa de devolução
A taxa de devolução de itens também se manteve elevada: em 2024, 22.409 itens foram recuperados por seus proprietários, representando 33% do total. Segundo Viviane Vizioni, Chefe do Departamento de Relacionamento com o Passageiro da CPTM, 82% dessas devoluções foram possíveis graças à busca ativa realizada pela equipe da companhia.
Esse trabalho investigativo envolve cruzamento de informações utilizando sites e bancos de dados diversos para tentar localizar os donos dos objetos perdidos. A equipe também realiza pesquisas em cadastros de usuários da CPTM e outros sistemas de transporte, consultas ao Diário Oficial e contatos com organizações e instituições que possam auxiliar na identificação dos proprietários.
Destino dos objetos não recuperados
Os itens recolhidos pela Central de Achados e Perdidos permanecem armazenados por até 60 dias. Durante esse período, os empregados se esforçam para encontrar os donos. Caso não sejam localizados, os objetos são destinados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, que redistribui os itens a pessoas em situação de vulnerabilidade. Os documentos que não são resgatados são devolvidos aos órgãos expedidores, enquanto os cartões bancários são destruídos.
Serviço ao passageiro
A Central de Achados e Perdidos da CPTM está localizada na estação Palmeiras-Barra Funda, na Linha 7-Rubi. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Os passageiros também podem entrar em contato pelo telefone 0800 055-0121 ou pelo e-mail passageiro@cptm.sp.gov.br.