Idealizada pelo Jornal ZN Mais Notícias em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), Guarda Civil Metropolitana (GCM), os Colégios Liliental e Heitor Villa Lobos, os Clubes Guapira e Plêiades, A Correta Transportadora, Supermercado Bergamini, Rotary Clube Jaçanã, a campanha de doações ZN+Amor arrecadou mais de 30 toneladas de doações de itens de ajuda humanitária às vítimas dos temporais que castigaram o litoral norte do estado no último dia 19, matando 64 pessoas e deixando 1.199 pessoas desabrigadas e outras 600 desalojados no município.
Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas que caíram em entre sábado (18) e domingo (19) no litoral paulista foram as maiores registradas em 24 horas na história do país. O volume que caiu em Bertioga, 683 milímetros acumulados, é o maior registro dos sistemas até o momento. Na tragédia de Petrópolis, em 2022, foram registrados 534,4 milímetros. Já o então recorde do Inmet, de 1991, da cidade de Florianópolis, é de 404,8 mm em 24 horas.
“Essa campanha mostra a solidariedade dos moradores da Zona Norte, que estão realizando uma ação conjunta em prol de fazer o bem a que mais precisa”, pontua o Diretor do Jornal ZN+Notícias, Marcos Beto.
Ao chegar em São Sebastião, os produtos serão deixados em um ginásio de esportes onde o material será separado. Dezenas de pessoas estão mobilizadas lá para organizar tudo o que chega por meio de doações. Depois os donativos serão encaminhados para as famílias que precisam de amparo.
Para a Secretária Municipal de Segurança Urbana (SMSU), Elza Paulina de Souza, “essa ação humanitária está sendo importantíssima para ajudar os moradores de São Sebastião. E os caminhões estarão levando não só as doações realizadas, mas também equipamentos para os agentes poderem realizar os serviços de resgate as vítimas com mais segurança”, finaliza.
Além de donativos como alimentos não perecíveis, água mineral e roupas limpas e em bom estado para uso que podem ser entregues na sede da A Correta Transportes, que fica na Rua Capitão Rubens, 269 A, no Parque Edu Chaves, os interessados também podem fazer depósitos, transferência ou PIX para auxiliar as famílias desalojadas ou desabrigadas de São Sebastião, por meio da chave: znmaisnotícias@gmail.com