Cada vez mais online, Black Friday deve ter aproximadamente 8,3 milhões de pedidos pela internet

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Criada em 2010, a primeira Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro e reuniu na época mais de 50 lojas do varejo nacional. De lá para cá, muita coisa mudou, e o comércio eletrônico praticamente tomou conta da data, mudando hábitos e revolucionando a forma de consumo do brasileiro.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê que o volume de vendas seja 3,5% maior do que no ano passado. Caso a meta se cumpra, ela deve representar aproximadamente 8,3 milhões de pedidos online. Entre os produtos mais buscados nesta data estão roupas, sapatos, eletrônicos, jogos e brinquedos.

Porém, nem tudo são flores, e a data também reserva momentos de tensão, com as práticas fraudulentas, como a maquiagem de preços e falsos descontos, ou seja, as lojas sobem o preço alguns dias antes da Black Friday e baixam no dia do evento, alegando “megadescontos”. Como o evento não tem regulamentação, nem organização centralizada, qualquer empresa, tanto virtual quanto física, pode fazer promoções com o nome Black Friday.

Devido a essas incidências, a empresa Reclame Aqui lançou uma ferramenta de monitoramento na qual os usuários podem conferir a reputação das empresas nas quais desejam efetuar compras e também reclamar ou denunciar práticas irregulares nas promoções.

Essa é uma prática interessante, pois o usuário pode checar se a empresa é confiável ou não e, após isso, realizar a sua compra de forma segura. Além disso, é preciso verificar todos os seus canais de atendimento, tais como sites, WhatsApp, Telegram, entre outros.

Plataformas de compras

Cerca de 80% dos brasileiros planejam realizar as suas compras por meio de sites, aplicativos de lojas, marketplaces e até mesmo por redes sociais.

Esse número é bem expressivo e mostra as várias formas de venda. Por isso é importantíssimo ter estratégias claras e bem focadas, pois cada plataforma possui um público distinto.

 

Matéria originalmente publicada pelo Observatório da Comunicação Institucional. Clique aqui e leia o conteúdo completo.

Matéria originalmente publicada pelo Jornal SP Norte. Clique aqui e leia o conteúdo completo.

Matéria originalmente publicada pelo Jornal Acontece Agora. Clique aqui e leia o conteúdo completo.

Eduardo Micheletto
Eduardo Michelettohttp://www.minutomicheletto.com.br
Jornalista e Radialista, pós graduado em Comunicação Organizacional e Comunicação e Marketing, além de ter realizado diversos cursos de extensão nas áreas de Marketing Digital e Experiência do Usuário (UX). É Diretor da Micheletto Comunicação e membro da Associação Profissão Jornalista (APJor).

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