A região do Butantã, na Zona Oeste de São Paulo, contará com uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, ampliando significativamente os serviços de saúde para a população local. Na manhã desta sexta-feira (10), o prefeito Ricardo Nunes assinou a ordem de serviço para o início das obras da futura UPA III Butantã – Dr. Caetano Virgílio Neto, que será construída no local do antigo Pronto Socorro Caetano Virgílio Neto, na Rua Augusto Farina, 1125, próximo à Rodovia Raposo Tavares.
Com um investimento superior a R$ 15 milhões, a nova unidade terá capacidade para realizar 10 mil atendimentos mensais, oferecendo serviços de urgência e emergência a uma população estimada em 468.522 habitantes. A UPA será equipada com um mini laboratório, 30 leitos, salas de emergência e de observação, e diversas especialidades médicas, como clínica geral, pediatria, ortopedia, odontologia e cirurgia.
Expansão da rede de saúde
O prefeito destacou a importância da nova unidade no contexto da ampliação da rede de saúde da cidade. “Vamos ter uma UPA com uma grande estrutura, mais de 400 funcionários, mini laboratório e todo espaço necessário para atender a população e os profissionais que vão trabalhar aqui. Já entregamos 20 das 32 UPAs previstas para a cidade, e nossa meta é inaugurar 15 novos equipamentos nos próximos quatro anos”, afirmou Ricardo Nunes.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, a UPA Butantã será um marco na redução do déficit assistencial na região Oeste, que historicamente enfrentava dificuldades no atendimento de urgência e emergência. “Com a ampliação dos serviços e ouvindo os anseios da população, estamos melhorando significativamente o acesso à saúde na região”, explicou Zamarco.
Estrutura moderna e abrangente
A UPA Butantã, que será administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM Afiliadas), terá uma estrutura moderna e abrangente, incluindo:
- 30 leitos: 5 de emergência, 2 para choque, 17 para observação de adultos, 3 pediátricos e 2 na sala de emergência infantil.
- Serviços especializados: Consultórios de pediatria, odontologia e clínica geral, salas de gesso, sutura e medicação, além de assistência laboratorial com Minilab.
- Infraestrutura: Farmácia, raio-X, ambulância, serviço social, base do SAMU e sanitários acessíveis.
O custeio mensal estimado para a operação da unidade será de R$ 5,8 milhões. Durante o período de obras, previsto para conclusão em julho de 2026, os atendimentos do antigo PS estão sendo direcionados para a UPA Rio Pequeno, inaugurada em abril de 2023, e para a AMA Peri Peri.
Impacto social e desenvolvimento urbano
A UPA Butantã integra um amplo plano de urbanização viabilizado pela Parceria Público-Privada (PPP) da Habitação, que além de moradias, inclui melhorias na infraestrutura urbana. A nova unidade promete não apenas desafogar a rede de saúde da região, mas também fortalecer o atendimento humanizado e eficaz para os moradores.