O bairro do Itaim Paulista deverá receber nos próximos meses, dois novos equipamentos de saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor Atualpa, aliviando bastante o fluxo de atendimento dos hospitais do entorno da região.
A UPA deverá ser inaugurada até março de 2024, e deverá atender cerca de 15 mil pessoas por mês. A unidade funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana e pode atender grande parte das urgências e emergências. Estas unidades têm capacidade para atender sem necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro hospitalar em mais de 90% dos casos.
Já a UBS deverá ser inaugurada no próximo mês de setembro deste ano, com a previsão de 10 mil atendimentos por mês. A unidade funcionará das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e contará com seis consultórios; uma sala de odontologia com quatro cadeiras e um raio-X; uma sala de assistência social; uma sala para curativos; uma sala para inalação; uma sala de medicação; uma sala para vacinação; farmácia; um consultório ginecológico e uma sala para atendimento ao idoso.
Atualmente, a capital paulista dispõe de 23 UPAs e 470 unidades básicas, que são a porta de entrada para todo e qualquer cuidado no SUS da capital paulista. Essas unidades estão distribuídas em seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), são elas: 126 na CRS Sul; 96 na CRS Sudeste; 94 na CRS Norte; 117 na CRS Leste; 29 na CRS Oeste; e oito na CRS Centro.
A região do Itaim Paulista possui uma área de 21,7 km², e seggundo dados do IBGE 2010, a região é habitada por mais de 358 mil pessoas.
“Toda essa revolução na área da Saúde conta com toda a dedicação integral das nossas equipes, e nós estamos conseguindo avançar bastante. Com essas novas instalações, vamos ampliar as equipes de Saúde da Família, além das equipes multidisciplinares”, informou o prefeito Ricardo Nunes.
Matéria originalmente publicada pelo Jornal Acontece Agora. Clique aqui e leia o seu conteúdo completo.