Criada em março de 2019, a Associação Desportiva e Social The Helena’s Ballers atendem 85 pessoas, entre crianças e jovens na região. As atividades acontecem no Parque do Jardim Helena, para crianças a partir dos 9 anos e são voltadas para a prática do basquete.
Seu idealizador, Janderson da Silva, popularmente conhecido como Jean do Thb, criou o projeto com o intuito de auxiliar a comunidade a trabalhar diversos pilares de desenvolvimento que incluem a cooperação, trabalho em equipe, autoestima, além-claro, de aumentar o número de adeptos ao basquete, mudando os rumos não só dos praticantes do projeto, mas da comunidade como um todo.
Morador da região, o ex-atleta profissional, com passagens por Corinthians, Palmeiras, entre outras equipes, vê o esporte como um núcleo onde conseguimos trabalhar diversos fatores. “Meu desafio foi trazer aos moradores, um olhar mais voltado para a Cultura, Esporte e para o Desenvolvimento Social”, conta Jean.
Os resultados atingidos são significativos, como a conquista do Torneio de Basquete 3×3, no CEU Veredas, além do quarto lugar no Torneio Feminino do SESC Verão.
A equipe conta com pessoas renomadas como o jogador Rafa Moreira, multi campeão com a equipe de Brasília, Evelyn (foto), principal jogadora na modalidade 3×3 da Seleção Brasileira, além do treinador Luca Carvalho, treinador do Brasil na categoria Sub-18. “A presença destes profissionais despertaram o interesse não só dos jovens da região, mas também de diversos apoiadores, como a Fundação Tibe Setúbal, além de profissionais de educação física, pedagogia e marketing. O projeto cresceu, criou identidade junto à população”, comemora.
Porém, o papel da Associação vai além das quadras realizando outros trabalhos sociais, como a doação de cestas básicas, marmitas, máscaras, entre outros, ajudando moradores em extrema necessidade social nos bairros próximos. “Uma vez ao mês, vamos as comunidades e realizamos estas ações. É possível um amanhã melhor, não importa será no esporte ou na vida social, nós temos um compromisso com esse cenário, de fazer as pessoas serem melhores, os caminhos, a vida acaba abrindo naturalmente”, finaliza Jean.
Matéria originalmente publicada pelo Grupo Acontece de Jornais e Revistas. Clique aqui e visualize o seu conteúdo completo.