As dificuldades de ser idoso no Brasil

Date:

Os idosos, pessoas com 60 anos ou mais, comemoram no dia 1º de outubro, o Dia Internacional das Pessoas Idosas instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que no Brasil foi confirmado com a criação do Estatuto do Idoso.

A Lei Federal nº 10.741 de 1º de Outubro de 2003 é um estatuto no qual são estabelecidos os direitos dos idosos e são previstas punições a quem os violarem, dando aos idosos uma maior qualidade de vida. Por essa lei em vigor os filhos maiores de 18 anos são responsáveis pelo bem-estar e saúde dos pais idosos. São considerados idosos as pessoas a partir dos 60 anos de idade e se impõe as penalidades a quem infringir a lei.

grande-quais-são-os-desafios-enfrentados-pelo-idoso-2Atualmente as gerações com mais de 60 anos estão mais ativas e apresentam maior expectativa e qualidade de vida, não apenas no Brasil, mas em vários outros países, aumentando significativamente a população desta faixa etária.

O número de pessoas idosas deve dobrar a nível mundial passando de 841 milhões em 2013 para 2 bilhões até 2050, informa a ONU. No Brasil, atualmente os idosos representam 13% da população total, são 26,3 milhões, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas a tendência é que este número aumente.

Fica então, a preocupação em atender melhor este público, com planos de saúde totalmente voltados para esta faixa etária, e condições que façam da “melhor idade” ser realmente ótima, não apenas pelo lado promocional, pois cada vez mais, as pessoas desta faixa etária viajam mais, estudam, ocupam mais os espaços públicos e virtuais. É necessário entender este novo público e principalmente, respeitá-lo de forma digna e eficaz. Pequenos atos, como a vaga dedicada aos idosos nos estacionamentos dos shoppings colaboram para que haja uma conscientização, porém, a iniciativa em respeitar os mais velhos, mora no coração de cada um.

Matéria originalmente publicada pelo jornal Semanário da Zona Norte. Clique aqui e visualize o seu conteúdo completo. 

Eduardo Micheletto
Eduardo Michelettohttp://www.minutomicheletto.com.br
Jornalista e Radialista, pós graduado em Comunicação Organizacional e Comunicação e Marketing, além de ter realizado diversos cursos de extensão nas áreas de Marketing Digital e Experiência do Usuário (UX). É Diretor da Micheletto Comunicação e membro da Associação Profissão Jornalista (APJor).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar publicação:

Inscreva-se

spot_img

Publicações populares

Publicações relacionadas