O avanço tecnológico gerou muitas mudanças na rotina e na vida das pessoas, e a forma de comprar produtos e serviços foi uma delas. O que antes só podia ser realizada nas lojas físicas, agora pode ser feita loja virtual, ou seja, num e-commerce e na comodidade do seu lar.
Um e-commerce pode ser criado para diversos produtos e serviços, que vão desde roupas e cosméticos até produtos de casa e construção, mostrando que a criação de uma loja virtual não se limita a um determinado tipo de objeto ou segmento. As diversas possibilidades de atuação fizeram com que os e-commerces e as compras online aumentassem cada vez mais o seu número de acessos e de compras.
Segundo um levantamento realizado pelo NZN Intelligence, 74% dos consumidores prefere realizar compras online. Entre os fatores citados como diferenciais do ambiente web, estão à agilidade na entrega dos produtos, a comodidade no recebimento da mercadoria, melhores preços e condições de pagamento.
A criação de um e-commerce pode trazer diversos benefícios não só para o seu negócio, mas também, pode proporcionar melhores experiências para o seu cliente durante o processo de compra, como oferecer aos seus clientes suporte com atendimento 24 horas através de um chat; mais comodidade para você e seu cliente (não precisará sair de casa); permite ao cliente acompanhar o andamento da compra (ex.: pagamento pendente, pagamento efetuado, transportando, entregue); seus clientes podem comprar a qualquer hora, sem depender de horários de funcionamento, além disso, eles poderão conhecer todo o seu catálogo de produtos, entre outras facilidades.
Vale lembrar que em relação aos custos, os valores investidos em uma loja virtual são bem menores do que em uma loja física. Por isso, é indicado manter a sua loja em uma plataforma em um provedor de hospedagem de qualidade, pois diferentemente de alguns anos atrás, os atuais consumidores estão mais atentos, preocupados e exigentes.
Além disso, o comércio virtual oferece mais flexibilidade para o seu proprietário, que poderá ter acesso irrestrito a relatórios de vendas, controle de estoques, faturamentos e outros indicadores de vendas. Essa dinâmica também disponibiliza o trabalho com múltiplos estoques, garantindo mais agilidade à loja, que automaticamente necessitará de menor capital de giro, diminuindo despesas operacionais.
Através destas informações, é possível conhecermos, efetivamente, quem é realmente o seu consumidor, o que ele gosta de comprar, e direcionar a ele, produtos e promoções que lhe chamem a atenção e é ai, que entram as estratégias de Marketing Digital. Além disso, é possível reposicionar produtos e oferecer um suporte satisfatório no pré e pós-venda.
Dados da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABCOMM) mostram que o setor cresceu 52% nos últimos anos. E você, vai continuar de fora?