A Era das Fake News

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Com a popularização cada mais maior das redes sociais e o aumento no número de acessos, cerca de 75% dos brasileiros possuem ao menos uma rede social, e nela, curtem, compartilham notícias sem ao menos checar a sua veracidade ajudando ainda mais na deturpação dos fatos, chamada de Fake News.

Para se ter uma proporção desse fato, podemos citar o grande número de notícias que foi publicada nas redes na semana que antecedeu o julgamento da ex-presidente Dilma Rousseff.

Cerca de 8 mil reportagens foram publicadas em jornais, revistas, sites e blogs, sendo que três das cinco notícias mais compartilhadas no Facebook eram falsas. Juntos, estes textos tiveram mais de 200 mil compartilhamentos, o que nos leva a crer que mais de 1 milhão de pessoas tenham sido impactadas por notícias falsas no período.

No Brasil ainda não há uma legislação específica sobre o assunto, porém já há um conselho consultivo com o objetivo de sugerir a sua criação, pois há uma inquietação da sociedade, sobre o limite tênue entre o que é falso e o que é liberdade de expressão, principalmente no que tange a honra das pessoas atingidas.

A má notícia (e essa não é falsa) é que a onda de inverdades não se restringiu apenas ao processo de impeachment de Dilma Rousseff, este foi apenas um exemplo, porém, ela está presente em nosso dia a dia e hoje influencia discussões nas mais diferentes áreas, da política ao esporte, passando pela economia e a cobertura ambiental.

Segundo o escritor italiano, Umberto Eco “As mídias sociais deram a palavra a uma legião de imbecis que antes só falavam numa mesa de bar depois de uma taça de vinho, sem causar qualquer prejuízo à coletividade”.

Por isso, antes de compartilhar ou comentar uma notícia, verifique se a mesma é realmente verdadeira, se o autor ou o site são confiáveis. Outra forma, é checar a notícia diretamente no Google, através da sua barra de ferramentas. É só jogar o título e ver a sua veracidade, dá mais trabalho, porém pode evitar problemas futuros. Fica a dica!

Matéria originalmente publicada pelo Grupo Acontece de Jornais. Para visualizar seu conteúdo, clique aqui 

Matéria originalmente publicada pelo Portal da Associação Profissão Jornalista. Para visualizar seu conteúdo, clique aqui 

Eduardo Micheletto
Eduardo Michelettohttp://www.minutomicheletto.com.br
Jornalista e Radialista, pós graduado em Comunicação Organizacional e Comunicação e Marketing, além de ter realizado diversos cursos de extensão nas áreas de Marketing Digital e Experiência do Usuário (UX). É Diretor da Micheletto Comunicação e membro da Associação Profissão Jornalista (APJor).

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