São Paulo tem colhido resultados positivos com a implantação da Faixa Azul, uma sinalização pioneira criada pela Prefeitura para aumentar a segurança dos motociclistas. Segundo dados divulgados pelo Infosiga, sistema estadual de monitoramento de trânsito, o número de óbitos de motociclistas em vias que contam com a sinalização teve uma queda de 47,2% entre 2023 e 2024. O total de mortes caiu de 36 em 2023 para 19 no último ano, evidenciando a eficácia do projeto.
A Faixa Azul: Uma Solução para a Segurança Viária
A Faixa Azul foi lançada em 2022 como uma resposta às altas taxas de acidentes envolvendo motociclistas. Atualmente, São Paulo conta com 212,2 quilômetros de vias sinalizadas, e novos trechos estão em fase de implantação. A iniciativa é baseada em experiências internacionais bem-sucedidas e busca reorganizar o espaço viário, proporcionando maior segurança para os motociclistas e promovendo uma convivência mais harmônica entre os diferentes modais de transporte.
O prefeito Ricardo Nunes tem enfatizado a importância da Faixa Azul como uma política pública inovadora. “Estudos mostram que na Avenida 23 de Maio, os motociclistas que utilizam a Faixa Azul circulam em um ambiente três vezes mais seguro. Já no corredor da Avenida dos Bandeirantes, a segurança é 20 vezes maior”, destacou o prefeito.
Desafios Ainda Persistem
Apesar da redução significativa nas mortes em vias com Faixa Azul, a cidade enfrenta desafios com o aumento de acidentes em outras vias. O crescimento da frota de motocicletas, que passou de 833 mil em 2014 para 1,3 milhão em 2024, contribuiu para um aumento de 20% nas mortes, passando de 403 óbitos em 2023 para 483 em 2024.
Esses acidentes impactam diretamente o sistema de saúde pública e a economia da cidade. Estima-se que São Paulo gaste anualmente R$ 35 milhões com o atendimento de vítimas de acidentes de moto, além das perdas humanas inestimáveis.
Medidas de Controle e Fiscalização
Para combater os altos índices de sinistros e reforçar a segurança viária, a Prefeitura de São Paulo implementou diversas medidas. Baseando-se nas leis 15.676/2012 e 16.344/2016, no decreto municipal de 2023, e em legislações federais como a Lei 12.009/2009 e as resoluções do CONTRAN, foi proibido o transporte remunerado por moto via aplicativo na cidade.
A decisão está amparada pelo Art. 11-A da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que confere aos municípios a competência exclusiva para regulamentar e fiscalizar esse tipo de serviço.
Perspectivas Futuras
Com a expansão da Faixa Azul e a implantação de 1.088 frentes seguras para motos nos últimos quatro anos, a Prefeitura segue firme no compromisso de reduzir acidentes e garantir um trânsito mais seguro para todos. A continuidade da fiscalização e a conscientização dos motociclistas serão essenciais para manter a tendência de redução dos óbitos e lesões.
Com esses avanços, São Paulo se consolida como referência nacional em segurança viária para motociclistas, servindo de modelo para outras cidades brasileiras.