Disputado no último dia 1 de março, o clássico entre Atlético Paranaense e Coritiba, realizado na Arena da Baixada, entrou para a história do futebol brasileiro, isso porque, a partida teve transmissão exclusiva pela internet. Se dentro de campo, o Atlético venceu por 2 a 0, fora de campo, a repercussão causada pelo imbróglio sobre a sua transmissão pela TV aberta, trouxe ainda mais audiência para este já consagrado clássico do Paraná.
A polêmica nasceu após a Rede Paranaense de Comunicação (RPC), filiada da Globo no estado, oferecer R$ 1,5 milhão para a transmissão, sendo que no ano passado, a dupla recebeu R$ 2.2 milhões. Diante da baixa proposta, cada clube disponibilizou a transmissão em seus próprios canais no YouTube e em suas páginas no Facebook.
O Coritiba postou três vídeos diretamente relacionados com a partida — sem contar as coletivas pós-apito final. No Facebook, há um com a escalação (com 16 mil visualizações) e a transmissão da partida (875 mil); no YouTube, a transmissão reuniu mais 241,4 mil views.
Já o Atlético postou quatro vezes no Facebook: um vídeo com a escalação (21 mil), a transmissão (2,1 milhões) e seus dois gols (31 mil e 42 mil). No YouTube, há a transmissão (372,3 mil) e a coletiva, que também foi excluída da nossa contabilidade.
Somados, todos esses vídeos geraram 1,1 milhão de visualizações para o Coritiba e 2,5 milhões para o Atlético. Portanto, juntos, os times passaram dos 3,6 milhões de views — com os quebrados, chega-se próximo de 3,7 milhões.
Além disso, os canais oficiais de Atlético-PR e Coritiba no Youtube ganharam entre 15 mil e 20 mil novos inscritos e as transmissões na plataforma, chegaram a 455 mil e 224 mil visualizações, respectivamente. Já nas fan pages, o Rubro-Negro bateu 1.2 milhão, enquanto o Coxa registrou 773 mil exibições.
Matéria originalmente publicada no site Torcedores.com. Para visualizar seu conteúdo, clique aqui