Tentando recuperar o belo futebol da temporada passada, em que conquistou os títulos mais importantes da Europa, o Real Madrid surpreendeu seus torcedores no anúncio do seu novo técnico. Trata-se de Zinedine Zidane, que aos 43, encara o seu maior desafio, agora como comandante do clube de futebol mais rico do mundo e com o maior número de títulos da Liga dos Campeões da Europa.
Sua estreia aconteceu no último sábado, com uma sonora goleada, 5 a 0, frente ao Desportivo La Coruna, no Estádio Santiago Bernabeu. Além de todas as homenagens prestadas pelos torcedores do clube, o marketing também foi decisivo, isso porque, a eternizada camisa 5, foi vista a venda, nas lojas oficiais do clube.
Antes de assumir o clube merengue, Zizou foi “estagiário” do italiano, Carlo Ancelotti durante as temporadas 2013 e 2015. Viu de perto as últimas conquistas do clube, a Mundial de Clubes, a Liga dos Campeões, a Supercopa e a Copa do Rei.
Após a saída de Ancelotti, o francês foi cogitado, porém o espanhol Rafa Benitez foi contratado para o cargo. Com isso, Zidane foi treinar o Real Madrid Castilla, uma espécie de time “B”, que atualmente disputa a terceira divisão do Campeonato Espanhol.
Seu bom retrospecto a frente a equipe, conquistando 37 pontos, dos 48 possíveis foi decisivo para sua “promoção ao time de cima”. Sua equipe jogava no ofensivo esquema 4-2-3-1, com um estilo paciente de troca de passes e de posse de bola. Talvez, sua inspiração venha do rival Barcelona, que treinado por Pep Guardiola, encantou o mundo o com seu “Tiki Taka”, e conquistou diversos títulos pela equipe.
Até o seu estilo explosivo, marcado pela cabeçada no peito do italiano Marco Materazzi, na final da Copa de 2006, também foi deixado de lado, quem via Zizou a frente Real “B”, se tornou mais introspectivo e cerebral. Características bem similares a Ancelotti.
Cabe agora o francês fazer com o que o trio BBC (Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo), volte aos velhos tempos.
Matéria originalmente publicada pelo Portal Torcedores.com. Clique aqui e veja o seu conteúdo completo