A temporada 2015/16 tem sido eletrizante para os amantes do futebol italiano. Isso porque após 13 anos, a Série A voltou a ter um campeonato disputado, ponto a ponto, por 4 equipes (Inter, Fiorentina, Napoli, Juventus) com chances reais de brigar pelo título. A diferença, após a 17ª rodada, é de apenas 3 pontos, mostrando todo o equilíbrio da competição.
A atual líder, é a Internazionale, com 36 pontos. Com 11 vitórias e um aproveitamento de 71%, a equipe treinada por Roberto Mancini, tem como seu ponto forte, a defesa, a menos vazada do torneio, com apenas 11 gols sofridos. Seus destaques são o goleiro esloveno Samir Handanovic, e a dupla de zaga, formada pelo brasileiro Miranda e pelo colombiano Murillo.
Além disso, a equipe nerazzurro conta com os gols do argentino, Mauro Icardi, que na atual temporada balançou as redes seis vezes.
Com 35 pontos, Fiorentina e Napoli têm protagonizado uma disputa interessantíssima pelo segundo lugar, e no critério desempate, a equipe de Florença leva vantagem no número de vitórias (11 a 10).
A equipe viola, treinada pelo português Paulo Sousa, possui o ataque mais positivo da competição, com 33 gols. Os grandes destaques da equipe, são o meia espanhol Borja Valero, e a dupla de ataque, formada pelo croata, Nikola Kalinic e pelo bósnio Josip Ililic.
Pelos lados do Napoli, o grande destaque é o argentino Gonzalo Higuaín, que em 17 jogos, anotou 16 gols, sendo o atual artilheiro da competição.
Além disso, a equipe treinada por Maurizio Sarri conta também com o goleiro Pepe Reina (Espanha), e os meio-campistas Jorginho (Brasil), Christian Maggio (Itália), De Guzman (Holanda), Marek Hamsik (Eslováquia), e os atacantes José Callejón (Espanha) e Lorenzo Insigne (Itália) para seguir na luta pelo Scudetto.
Em 4º lugar, com 33 pontos, aparece a “Juve”, que após um início desastroso voltou a mostrar força e voltou a incomodar os adversários. Este bom momento se deve às belas atuações do argentino Paulo Dybala, que até o momento tem sido a grande sensação do campeonato.
Os outros destaques da equipe são o goleiro Gianluigi Buffon, os meias Paul Pobga (França) e Claudio Marchisio (Itália), e os atacantes Mario Mandzukic (Croácia) e Álvaro Morata (Espanha).
Com tanto talento em campo, não dá para arriscarmos um palpite, e esta disputa franca, fará bem não só ao torcedor da velha bota, como também a seleção italiana, que poderá fortalecer ainda mais sua equipe, visando as próximas competições internacionais.
Matéria originalmente publicada pelo Portal Torcedores.com. Clique aqui e veja o seu conteúdo completo