O Jornalista Divaldo Rosa lançou na noite na última segunda-feira, dia 21 de fevereiro, o seu livro biografo “O Homem que ousou mudar o seu Destino”. O evento aconteceu na Churrascaria São Judas Tadeu da Penha e contou com a presença do Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, deputados federais, vereadores, secretários, subprefeitos, além de mais 350 lideranças na Zona Leste, constituindo-se num dos maiores acontecimentos políticos dos últimos anos da Zona Leste.
O jornalista Divaldo Rosa é diretor fundador do Grupo Acontece de Comunicação, com 4 jornais impressos, uma revista, o portal de notícias Acontece Agora online e mais de 260 mil seguidores em suas redes sociais . Ele tem uma linda história de superação quando foi menor em situação de rua em sua cidade natal Tupaciguara, uma pequena cidade na região do Triângulo Mineiro, Minas Gerais. “Decidi contar a minha história de vida e escrever um livro para servir de referência para milhares de jovens que passam pelas mesmas privações que eu passei. Vou distribuir o livro impresso e em breve disponibilizarei a versão digital deste material, ambas de forma gratuita. O meu único propósito é que este livro traga esperança a esses jovens, que passam ainda hoje pelas dificuldades que passei, para eles nunca desistir de lutar por uma vida melhor”, disse Divaldo Rosa.
Para o Prefeito Ricardo Nunes, a figura do Divaldo é importantíssima para a a Zona Leste de São Paulo. “Tivemos uma situação no final do ano, que demonstrou não só o carinho, mas também a visão que o Divaldo tem na Zona Leste. Foi na questão da polêmica sobre a árvore de natal do Itaim Paulista, que havia sido colocada dentro da subprefeitura do bairro. O Divaldo Rosa discordou daquele local onde foi instalada aquela árvore e fez o seu protesto chegar ao nosso conhecimento,. Imediatamente decidimos colocar mais uma árvore de natal no distrito, em um local mais acessível aos moradores do bairro, numa praça publica da região. É esse tipo de ação que muda a percepção das pessoas, e só construímos isso, através de muito diálogo e também da vontade de trabalhar, e isso, temos de sobra, e contamos com a colaboração de todos para fazermos de São Paulo, uma cidade cada vez melhor”, disse Ricardo Nunes.
Para o ex-vereador e ex-deputado estadual, Walter Feldman, o lançamento desse livro mostra o lado agregador do Divaldo Rosa, que é uma figura histórica da Zona Leste. “Sinto-me lisonjeado em ter sido escolhido para assinar o prefácio do livro, pois ao lançar esse material, o Divaldo passa a se destacar da maioria das lideranças políticas, que às vezes, não registra os seus feitos, e o Divaldo, com o lançamento desse livro, cumpre esse papel, citando a sua superação de vida, da infância sofrida até a sua vida adulta, e hoje, se tornando não só um empresário, dono de um dos jornais mais importantes da Zona Leste, mas também uma liderança ativa na região”.
O Deputado Federal e Presidente Nacional do MDB, Baleia Rossi, fez questão de participar do evento em razão do Divaldo Rosa ter sido um militante muito ativo do MDB, até os anos 90. “Para mim está sendo um prazer reencontrar o Divaldo, que participou das fileiras do MDB no período do Governador Quércia e mais ainda por ele estar lançando esse lindo livro que conta a sua historia de vida. O livro retrata a vida do menino Bazé no interior de Minas, até enfrentar sozinho a vida de migrante em São Paulo. A sua história de vida é um exemplo para todos nós, e através do seu livro, mostra o verdadeiro caminho do sucesso, o caminho do trabalho, de acreditar no ser humano, e principalmente, de superação diante das dificuldades”.
Conhecida como ZL, a Zona Leste de São Paulo teve seus primeiros moradores vindos para a região às margens do Rio Tietê, no início da colonização portuguesa ainda nos anos de 1500. Atualmente, a região tem cerca de 4.620.000 habitantes, ou seja, é maior que maioria das capitais do Brasil, e possui 400 km² de território.
Para o atual Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Júnior, “o Divaldo representa muito o espírito da Zona Leste, no aspecto de superação, de enfrentar dificuldades, olhando de frente para as dificuldades, e de saber superá-las. Ele é um ícone da Zona Leste, que lutou e que continua lutando pela Zona Leste. Eu o conheço há anos e tenho um carinho especial por ele, pelo seu caráter e por sua garra”.
A Vereadora Edir Sales, define o jornalista Divaldo Rosa como o maior líder da Zona Leste, “ele ama a região, e faz um trabalho social importantíssimo doando milhares de cestas básicas nas comunidades, além de possuir um veículo de comunicação que está há 28 anos defende a região. Essa reunião, esse grande encontro, é mérito dele, fico feliz em prestigiar esse evento e ver lideranças ativas da região aqui. Como filha da Zona Leste, nasci no Itaim Paulista, e estudei no bairro de São Miguel, me sinto em casa, com amigos da região”.
Tradicionalmente, a Zona Leste é vista como uma região populosa e periférica, cuja população é majoritariamente de baixa renda e de origem nordestina. De fato, a região possui 10 dos 20 distritos com pior IDH da cidade de São Paulo, enquanto somente um distrito (o do Tatuapé) está entre os 20 melhores. Quatro dos cinco bairros com média salarial mais baixa também estão na região. Apesar disso a região é vista como o maior colégio eleitoral da cidade, o que atrai a atenção dos políticos.
O Vereador Milton Ferreira parabenizou o evento e a oportunidade de encontrar lideranças locais, algumas das quais ele não via a algum tempo devido a pandemia. “Esse evento demonstra a capacidade de aglutinação do Divaldo. É um bom inicio de dialogo, de aproximação, de trabalhos e idéias. O mais importante é que a região sai fortalecida depois desse encontro”.
O Subprefeito de Guaianases, Thiago Della Volpi fez questão de registrar a sua impressão sobre o evento: “Esse tipo de ação é importantíssima, agregadora, pois há uma troca de idéias e uma mobilização interessante para a região, o Divaldo, através do seu jornal, o Acontece Agora, consegue não só noticiar os fatos da Zona Leste, como também, consegue nos passar demandas que visam a melhoria de vida das pessoas daqui”.
Ligação das Avenidas Imperador e Dr. José Aristodemo Pinotti
Em sua fala, o jornalista Divaldo Rosa agradeceu a presença de todos, mas também fez um pedido ao Prefeito Ricardo Nunes, que tivesse uma atenção especial pela construção de uma avenida no bairro de São Miguel para interligar as grandes avenidas Imperador e Dr. José Aristodemo Pinotti, que vai resolver o problema dos congestionamentos constantes na esquina da Av. Imperador e Av. Pires do Rio e também na esquina da Avenida Nordestina e Dr. José A.Pinotti. “Prefeito Ricardo Nunes gostaria que o senhor olhasse com carinho para essa obra que está parada a mais de 20 anos e que será de grande benefício para os moradores da região”.
Tomado de surpresa por esse pedido o prefeito se limitou a dizer que iria ver o assunto pois não tinha as informações técnicas necessárias. Na manhã do dia seguinte, terça-feira, 22, o próprio prefeito respondeu ao jornalista Divaldo Rosa, informando que: “nesta semana estará homologando o processo licitatório referente aos projetos de ligação viária da Av. Dr. José Aristodemo Pinotti com a Avenida Imperador, além da canalização do Córrego Itaqueruna, nesse trecho”.
“Essa atenção demonstra que o nosso prefeito é sensível às solicitações importantes da comunidade e que estamos sendo muito bem administrados, por um prefeito que procura ouvir a população. Além disso, isso mostra que nós cidadãos devemos lutar para que sejamos ouvidos pelas nossas autoridades. Esse é o papel do jornalismo regional que há 28 anos, é realizado pelo Grupo Acontece de Comunicação”, concluiu o jornalista Divaldo Rosa.
Matéria originalmente publicada pelo Jornal Acontece Agora. Clique aqui e visualize o seu conteúdo completo.