As festividades do aniversário de 118 anos do Tucuruvi foram marcadas por diversas homenagens, muita emoção e o show da cantora Sandra de Sá.
Para o subprefeito da região, Dário José Barreto (foto), “é uma honra estar a frente de uma adminstração desse porte, com uma equipe coesa e que luta por melhorias do bairro. É gratificante olhar ao redor, e ver a mudança que está acontecendo. Como morador do bairro sinto isso, e essa evolução nos faz querer mais”.
Situado apenas a seis quilômetros do Centro de São Paulo e com uma população aproximada atualmente de 96 mil habitantes, espalhados por cerca de 9 km², o Distrito de Tucuruvi é formado pelos seguintes bairros: Vila Dom Pedro II; Parada Inglesa, Jardim França, Vila Mazzei, Jardim Kerlakian, Jardim Barro Branco, Jardim Dona Leonor Mendes de Barros, Jardim Maria Antônia, Parque Rodrigues Alves, Tucuruvi, Vila Pedrosa, Vila Gustavo, Vila Nivi, Vila Constança, Vila Santa Terezinha, Parque Vitória e Vila Cachoeira.
“Assumi a subprefeitura em março deste ano, são quase nove meses de gestão até aqui. Lutamos por muita coisa. Conseguimos finalizar o jardim de chuva, e temos outros projetos em vista. Essas obras são importantes para diminuir os pontos de alagamentos”, pontua o Subprefeito.
O nome “Tucuruvi” tem origem na língua tupi e significa “gafanhoto verde”, através da junção dos termos tukura (gafanhoto) e oby (verde). O gafanhoto é a mascote da escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi, localizada no distrito.
A região ainda abriga a estação terminal da Linha 1 do Metrô de São Paulo, na atual Estação Tucuruvi, ocupa um local bem próximo de onde anteriormente foi ocupado pela estação do Trenzinho da Cantareira, em frente à colina do Tucuruvi, local do Palacete de Harding e primeiro núcleo habitacional do bairro. Além da Estação Tucuruvi, o distrito abriga a Estação Parada Inglesa. O distrito abriga a sede da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, localizada na Invernada da Polícia Militar.
“Diariamente saio em vistoria pelas ruas, então consigo saber onde têm a necessidade do serviço de tapa-buraco, dali mesmo eu tiro foto do meu celular e mando para as equipes. O contato direto que tenho com eles é fundamental para acelerar os serviços de zeladoria”, finaliza Dário.
Matéria originalmente publicada pelo Jornal SP Norte. Clique aqui e leia o conteúdo completo.