O aviador Eduardo Pacheco Chaves, mais conhecido como Edu Chaves, dá nome a um importante bairro da Zona Norte, situado entre os bairros da Vila Sabrina, Jardim Brasil, Jaçanã e o município de Guarulhos. O Parque Edu Chaves recebe esta homenagem, pois era utilizado como pista de treino, campo de aviação e escola de pilotos.
A região possui ruas circulares e outras radiais, largas, planas, pavimentadas e arborizadas, cuja estética teve a inspiração geométrica do charme francês da Praça Champs Elysees, em Paris, onde fica o Arco do Triunfo.
Eduardo foi o criador das ligações aéreas entre São Paulo e Santos; São Paulo e Rio de Janeiro, e também entre o Rio e Buenos Aires. Além disso, ele foi o primeiro aeronauta a realizar voôs noturnos, e o primeiro brasileiro a voar nos céus do Brasil no dia 8 de março de 1912, na cidade de Santos.
Sua paixão pela aviação começou ainda na Inglaterra, onde estudava, ocasião em que conheceu outros dois importantes aviadores, Alberto Santos Dumont e Roland Garros, que também dá nome, a uma importante avenida do distrito.