O jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, entre Atalanta e Valencia, disputada no estádio Giuseppe Meazza, em Milão, no dia 19 de fevereiro, pode ter contribuído para a a propagação do novo coronavírus na cidade de Bérgamo, na região da Lombardia, uma das mais afetadas pela doença na Itália.
O primeiro caso de infecção na cidade de Bérgamo aconteceu na mesma semana do duelo entre as equipes italiana e espanhola. Até aquele momento, a discussão sobre o Covid-19 tinha seu epicentro na China, com mais de 70 mil casos ativos.
Outro fator que contribuiu para o aumento de casos na região, é que os aeroportos de Milão (onde a partida foi jogada) e Bergamo (casa da Atalanta), movimentam, cada um deles, mais que um milhão de pessoas por dia. No estádio, haviam 45 mil torcedores, que vibraram muito com a goleada da equipe italiana por 4 a 1. Alegria que contagiou não só, as cidades envolvidas, mas o país inteiro, pois a equipe era a grande sensação do campeonato.
Segundo especialistas, é possível relacionar o crescimento dos casos com a partida da Liga dos Campeões, porém autoridades locais apontam que o estopim para o contágio entre os cidadãos de Bérgamo tenha ocorrido no hospital Alzano Lombardo.