Os primeiros registros acerca do serviço de atendimento pré-hospitalar brasileiro datam de 1893, quando o Senado da República aprovou uma lei que pretendia estabelecer o socorro médico de urgência na via pública, no Rio de Janeiro, no momento capital do país. De lá para cá, muita coisa mudou, e segundo dados do Ministério Saúde, cerca de 95% das emergências médicas ocorrem fora do ambiente hospitalar, e o tempo do início do atendimento é determinante para vida do paciente, bem como para existência e ou gravidade de sequelas. Apesar de todos os cuidados e precauções, a ocorrência de emergência é imprevisível, e o dia a dia dos serviços médicos mostra que ninguém está isento a isso, não é verdade?
Diante deste número alarmante, é que devemos dar importância ao serviço de urgência e emergência médica móvel, sendo ela, pública ou privada. E para que isso ocorra de forma adequada, todos os veículos devem ser adaptados para a função, com equipamentos e profissionais capacitados, pois o seu grande objetivo é prestar um tratamento a quem necessite de intervenção médica urgente, estabilizando o paciente e atingindo um nível de cuidados minimamente satisfatórios, de modo a poder transportar a vítima em segurança para a próxima etapa no processo, normalmente o departamento de emergência de um hospital.
Para a Medicar Emergências Médicas, “o grande objetivo dos serviços de urgência e emergências é salvar vida, diminuir riscos de sequelas e transportar o paciente com segurança para tratamento definitivo em ambiente hospitalar quando necessário”.
A instituição possui uma estrutura composta por Unidades Móveis de última geração, com equipes especializadas e altamente capacitadas, além de uma Central de Atendimento Médico 24 horas com tecnologia de ponta e está presente nas cidades de Campinas e Ribeirão Preto, e atende também as regiões Oeste, Centro e Sul da capital paulista. Os perímetros de cobertura são estipulados para garantir um atendimento rápido em todas as ocasiões.
Matéria originalmente publicada pelo Portal Terra. Clique aqui e visualize o conteúdo completo.
Matéria originalmente publicada pelo Portal Doutor TV. Clique aqui e visualize o conteúdo completo.