A tecnologia nos aproximou, e com ela, também nos trouxe inúmeros perigos cibernéticos com a nossa vulnerabilidade diante da informatização mundial. Com o uso frequente do celular, nos aproximamos e nos viciamos através dos aplicativos, que nos fornecem informações cada vez mais rápidas e nos auxiliam na comunicação. E neste sentido, o WhatsApp revolucionou, tanto que pouco utilizamos o celular para fazermos ligações, sendo que a plataforma nos permite enviar mensagens, realizar conversas de vídeo, entre outras comodidades.
Mas nem tudo são flores e pagamos um alto preço por isso, e o WhatsApp tem sido um alvo frequente de hackers. No Brasil, são cada vez mais frequentes relatos de vítimas que sofreram algum tipo de golpe depois de terem recebido mensagens duvidosas no WhatsApp. Por aqui, o aplicativo é utilizado por mais de 100 milhões de pessoas-um prato cheio para indivíduos mal-intencionados.
Por isso, tome cuidado com o compartilhamento de informações pessoais, como cartão de crédito, conta de banco, aniversário e não responda a mensagens de desconhecidos e nem clique em links de origem desconhecida. Os “Spam” e as “Fake News” também são outros problemas, e nestes casos, avalie criticamente a mensagem antes que o conteúdo seja compartilhado.
Fique atento também às “falsas promoções”. Antes de clicar no link, cheque no site oficial da empresa se a oferta é real e confirmada pela loja em questão.
Outra dica importante, é que o WhatsApp nunca vai enviar mensagens diretas a você. Lembre-se que o aplicativo é gratuito e você nunca terá que fazer algo para usar o app de graça.
Use o aplicativo de forma inteligente e aproveite para se comunicar com os amigos e familiares. O importante é utilizarmos esta ferramenta afim de nos auxiliar e nos ajudar a estar cada vez mais presentes neste mundo tão conectado.
Matéria originalmente publicada pelo Jornal Semanário da Zona Norte. Clique aqui e visualize o seu conteúdo completo.