Reestruturação no governo leva o Coaf para o Ministério da Economia

Date:

Por um placar de 14 votos a 11, a comissão do Congresso que analisa a medida provisória (MP) da reforma administrativa aprovou na manhã de quinta-feira (9), a transferência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça e Segurança Pública para o Ministério da Economia.

A mudança faz parte da medida provisória que reestruturou o governo, porém o texto poderá receber alterações quando o conteúdo for votado e julgado nos plenários da Câmara e do Senado.

O Coaf é uma unidade de inteligência financeira que atua na prevenção à lavagem de dinheiro. O órgão recebe informações de outros setores que são obrigados, por lei, a informar transações suspeitas, como bancos e corretoras. O Coaf analisa essas comunicações e, se houver suspeita de crimes, encaminha o caso para o Ministério Público. Recentemente, o Coaf desempenhou um papel importante em investigações como Mensalão e Lava Jato.

É cedo para pontuarmos toda e qualquer mudança, porém temos que ressaltar que a alteração da pasta, do Ministério da Justiça para o Ministério da Economia resulta em uma derrota pessoal do atual ministro Sérgio Moro e de todo o governo Bolsonaro no combate ao crime, à corrupção, à lavagem de dinheiro, ao crime organizado e ao financiamento do terrorismo no país.

Matéria originalmente publicada pelo jornal Semanário da Zona Norte. Clique aqui e visualize o seu conteúdo completo. 

Eduardo Micheletto
Eduardo Michelettohttp://www.minutomicheletto.com.br
Jornalista e Radialista, pós graduado em Comunicação Organizacional e Comunicação e Marketing, além de ter realizado diversos cursos de extensão nas áreas de Marketing Digital e Experiência do Usuário (UX). É Diretor da Micheletto Comunicação e membro da Associação Profissão Jornalista (APJor).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar publicação:

Inscreva-se

spot_img

Publicações populares

Publicações relacionadas