O paulista Jair Messias Bolsonaro (PSL) superou não só as adversidades políticas, mas também de saúde e se tornou o 38º presidente da história do Brasil. O capitão obteve 55,21% dos votos, ante 44,79% do seu adversário, Fernando Haddad (PT).
A vitória veio após quase dois meses do atentado, onde o então candidato foi esfaqueado após um comício em Juiz de Fora (MG). Ainda em recuperação, Bolsonaro acabou ficando de fora da maior parte dos debates em Rádio e TV, e os seus grandes canais de divulgação foram as suas redes sociais, que atualmente contam com mais de 19 milhões de seguidores.
Considerado um “fenômeno eleitoral”, Bolsonaro superou também o “pouco tempo” de Rádio e TV no horário político, com opiniões polêmicas sobre mulheres, homossexuais, negros e direitos humanos, e reiteradas manifestações de apoio à ditadura militar e ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-chefe do DOI-Codi, órgão de repressão da ditadura militar. Polêmicas à parte, o “estilo Bolsonaro” caiu nas graças do povo, sendo até apelidado de “mito” por seus eleitores.
O candidato venceu as eleições presidenciais com o slogan “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, e com a promessa que reiterou dias antes do pleito final: dar um ‘ippon’ – o ‘nocaute’ do judô -, na corrupção, na violência e na ideologia. O capitão reformado de 63 anos, tem 27 anos de carreira política, sendo eleito sete vezes seguidas deputado federal.
Nascimento
Jair Messias Bolsonaro nasceu em Glicério, região de Campinas, São Paulo, no dia 21 de março de 1955. Filho de Perci Geraldo Bolsonaro e de Olinda Bonturi, ambos descendentes de famílias italianas. Foi aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, de Campinas. Em 1977 formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro. Cursou a Brigada de Paraquedismo do Rio de Janeiro. Em 1983 formou-se no curso de Educação Física do Exército. Chegou à patente de capitão.
Família
Jair Bolsonaro foi casado com a vereadora Rogéria Nantes Nunes, entre 1993 e 2001. Juntos tiveram três filhos: Carlos Bolsonaro (vereador do Rio de Janeiro), Flávio Bolsonaro (deputado estadual do Rio de Janeiro) e Eduardo Bolsonaro (deputado federal por São Paulo). Foi também casado com Ana Cristina Vale, com quem teve um filho. Em 2013 casou-se com Michelle, e com ela tem uma filha.
Matéria originalmente publicada pelo Jornal Semanário da Zona Norte. Clique aqui e visualize o seu conteúdo completo.