O resultado das últimas eleições representou um marco para a política brasileira, isso porque depois de muitos anos, vimos o fim da polarização PT-PSDB, e o crescimento de uma terceira via, o PSL, do candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro.
Para termos uma noção mais exata, o PSDB que até o momento, tem a maior bancada, com 19 deputados estaduais, passará os próximos quatro anos, com apenas 8, uma perda significativa para um partido que governou o Estado de São Paulo nos últimos 24 anos, e que se vê ameaçado diante de um segundo turno entre Dória x Márcio França, do PSD.
O PT perdeu quatro cadeiras, reduzindo seu quadro de 14 para 10. Mesmo com a baixa, o partido deve manter seu discurso de oposição ao governo, já que o seu candidato, Luiz Marinho sequer ameaçou o trio Dória-França-Skaf durante as pesquisas eleitorais.
O grande vitorioso do processo eleitoral, foi o PSL, que elegeu 15 candidatos, entre eles, Janaina Paschoal, que obteve expressivos 2.031.829 votos, batendo o recorde da casa, que pertencia ao ex-deputado Fernando Capez (PSDB), reeleito em 2014 com 306.268 votos. Ela foi uma das autoras do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Estes números mostram que o brasileiro quer mudanças, e que através das urnas, elas estão acontecendo. Sabemos que é um processo lento e gradual, e que muitos “políticos da velha guarda” e “politiqueiros” voltaram ao poder, porém, temos que acreditar que estamos construindo um novo Brasil.
Viva a Democracia !!!
Matéria originalmente publicada pelo jornal Semanário da Zona Norte. Clique aqui e visualize o seu conteúdo completo.