O Distrito 4430 de Rotary International, em parceira com o Antiquário Carros Antigos, protagonizou nos dias 23 e 24 de março, no Campo de Marte, o 1º Encontro de Automóveis Antigos “Rodas Preciosas”. Entre os 2.300 veículos expostos havia carros clássicos, esportivos, hot rods, além de veículos militares. Cerca de 25 mil pessoas prestigiaram o evento.
Para Dante Galvanese Amato Filho, governador do Distrito 4430 de Rotary, “este evento é muito importante e especial para nós, porque ele é a realização de um sonho pessoal. Antes mesmo de assumir a governadoria, já havia pensando em realizar algo nestes moldes, que pudesse envolver rotarianos e não rotarianos em prol de um único objetivo. Assim, quem ainda não nos conhece, ou ainda, não teve a oportunidade de nos conhecer, pode ver de perto, um pouco mais sobre as nossas ações, conversando com os nossos companheiros e se familiarizando com o espírito dos nossos clubes. Além disso, o fato do evento ser voltado para carros, faz com que o brasileiro, que é apaixonado por carros, se sinta ainda mais atraído em visitar a exposição. Como engenheiro mecânico de formação, percebo o carinho e o carisma que estes veículos possuem junto às pessoas. E a ideia de protagonizar este evento adveio deste “amor” e desta “nostalgia” que só quem ama o automobilismo tem. Muitos dos veículos que estão sendo expostos aqui, nem sequer saem das suas respectivas garagens, ou só saem, em situações esporádicas, como é o caso de hoje. O meu fusca original está aqui, exposto, mostrando não só a tradição, mas também a minha contribuição para o engrandecimento do encontro”.
O Rotary é uma organização humanitária com mais de 1,2 milhão de pessoas que se dedicam a levar mudanças positivas e duradouras ao redor do mundo. São líderes comunitários e empresariais com diferentes profissões, experiências e perspectivas, unidos para proteger comunidades contra doenças preveníveis, levar saúde à mães e filhos, criar oportunidades de educação e desenvolvimento econômico, ampliar o acesso à água potável e saneamento básico, e contribuir para um mundo com mais harmonia e paz.
O coronel PM Raugeston Benedito Bizarria Dias ficou surpreso com a proporção que o evento tomou, pois “inicialmente o objetivo era realizar algo menor, porém, a ideia foi ganhando corpo e também envolvendo todos os participantes do clube. Não podemos deixar de destacar a importante parceria com o Clube Relicário, que nos ajudou a proporcionar algo grandioso, estabelecendo um elo cultural entre todos os envolvidos, e que irá ficar na história do Distrito por ser o primeiro projeto de forma distrital”.
Roque Malizia companheiro do RCSP-Norte, destacou a união de todos os rotarianos em prol desta atividade única. “É um prazer poder colaborar com uma causa desta proporção. Acabei tirando meus carros da garagem e estou expondo eles para o público. Acredito que estamos contribuindo não só para o crescimento do Rotary, mas também para a conhecimento das nossas ações. Além disso, o evento busca proporcionar entretenimento e diversão para toda a família, com espaço para crianças com brinquedos e uma feira de peças, antiguidades, acessórios e miniaturas de veículos. Isso sem contar que o resultado financeiro será destinado aos referidos programas e à erradicação da poliomielite, por meio da Fundação Rotária”.
A Fundação Rotária é patrocinada exclusivamente por doações de rotarianos e outros que compartilham a visão de um mundo melhor. As contribuições para o Fundo Anual de Programas são investidas durante três anos, sendo os rendimentos obtidos também utilizados para cobrir os custos administrativos da entidade, isto é, os dólares doados financiam os programas três anos mais tarde. As doações feitas ao Fundo Permanente permanecem continuamente investidas, e apenas os juros resultantes são usados em apoio aos programas. A Fundação teve início em 1917 com um fundo de dotações com o objetivo de fazer o bem no mundo. Embora a Fundação Rotária tenha sido oficialmente estabelecida em 1928, todos os subsídios da Fundação Rotária são iniciados por clubes.
Gelse Mankel Rimoli Kock, presidente do Rotary-Norte, se diz “orgulhosa não só pelo evento em si, mas por sua organização e pelo carinho e atenção com todos os detalhes, desde a chegada dos veículos no espaço, a praça de alimentação e a exposição das miniaturas. Outro ponto de destaque é o desenvolvimento da imagem pública do Rotary junto das pessoas, demonstrando não só os trabalhos que ele faz. Espero que este evento seja o primeiro de muitos nesta proporção, pois ele aproxima a todos. Não posso deixar de explanar a minha felicidade em ver a franca participação dos integrantes do Rotary Norte”.
“É um evento audacioso com foco na Fundação Rotaria, além disso, estamos agindo de acordo com as leis e os ideais do Rotary, que é conectar pessoas com a sociedade para inspirá-las na prática do bem, se divertindo e fazendo aquilo que gosta e mais uma vez, o Rotary dá exemplo, participando da vida social das pessoas, fazendo o bem à todos os evolvidos”, declarou Paulo Eduardo de Barros Fonseca, past-governador do Distrito 4430.
Para a Delegada Rose, companheira do RCSP-Norte, este encontro é um congraçamento de rotarianos e não rotarianos, unindo pessoas em prol de uma causa única. Isso sem falar sobre a nostalgia em poder rever e reviver um pouco da nossa história.
Arnaldo Aparecido Menezes, Rotary Santana, destaca “a união dos amigos e familiares em uma festa grandiosa, que marcará a história da Zona Norte. Unidos somos mais fortes”.
Ronaldo Carlos de Moura, do Rotary Club São Paulo-Norte, que colaborou na logística do evento, “se diz feliz e satisfeito com o encontro. Conseguimos reunir mais de 500 veículos, em um megaespaço, que é o Campo de Marte. Acreditamos ter marcado história no clube e também o coração das pessoas com este evento”.
Ronald D’ Elia, past-governador do Distrito 4430, destacou que “esta integração entre as pessoas marcará a gestão do governador Dante e que este evento traz algo grandioso para a organização”.
Abrão Antonio Zacharias citou não só “o envolvimento do grupo no desenvolvimento da ação proposta pelo governador Dante, como também pela causa que está por trás deste ato, que é ajudar a Fundação Rotária em seus projetos ao redor do mundo. Ficamos felizes e entusiasmados em realizar projetos que atingem esta proporção”.
Humberto Domingos Abonante Júnior, da Relicário Auto Antigos Eventos, disse que “por ser o primeiro evento em parcerias com o Rotary, o evento ultrapassou as expectativas, pois inicialmente, seria algo bem menor, porém, através de diversas parcerias, com clubes até fora da capital, fez com que o evento atingisse essa proporção estratosférica. Aqui temos a oportunidade de ver veículos como um Ford Modelo T, dos anos 1920, um Chevrolet, dos anos 1950, um Corvete, dos anos 1960. É algo único. Maravilhoso”.
Para o cabo PM Gelsman, que representou o Corpo de Bombeiros, “é um evento único e mostra a nossa representatividade junto à sociedade. Estar aqui é algo peculiar e prazeroso”.
O tenente da Polícia Militar, Roberto Emilio Farina Filho destacou a exposição das nove viaturas. “Estiveram presentes veículos nostálgicos, como os Fuscas, Corcel e até um Veraneio Vascaína. Além disso, trouxemos também veículos que fazem a diferença nas ruas, como o Águia, Baep e carro de bombeiros. Acreditamos que através esta ação, iremos nos aproximar da comunidade. É um orgulho muito grande estar aqui”, finalizou.
Modelo Chevrolet 1948 vence disputa dos carros mais bonitos
O Modelo Chevrolet 1948 venceu a disputa e foi considerado o carro mais bonito do evento “Rodas Preciosas”, que contou com a presença de 2.300 carros, sendo 1.100, no sábado (23) e 1.200, no domingo (24). Além da premiação, os proprietários dos automóveis expostos receberam um certificado de participação. A votação popular foi realizada junto aos participantes que realizaram a doação de R$ 20 reais para a Fundação Rotária.
Confira a classificação dos veículos mais “bonitos”
1 – Chevrolet 1948 Suburban Woody
2 – Willys Interlagos 1966
3 – Dodge Charger R/T 1972
4 – Maverick 1976 Station Wagon
5 – Chevrolet 1953 Panel Truck
6 – Hudson Hornet 1951
7 – Ford Modelo T 1926
8 – Chevrolet Corvette 1958
9 – Nash Coupê 1934 (cor branca)
10 – Cadillac 1947 Série 62
Matéria originalmente publicada pelo jornal Semanário da Zona Norte. Clique aqui e visualize o seu conteúdo completo.